Política

Direto de Brasília: Senado realiza sessão em homenagem ao 2 de julho

Evento contou com a participação de nomes da política baiana, como o governador Jerônimo Rodrigues e os senadores Jaques Wagner e Otto Alencar  |  Daniela Pereira / BNews

Publicado em 05/07/2023, às 11h53   Daniela Pereira / BNews   Daniela Pereira* e Daniel Serrano

O Senado Federal realizou na manhã desta quarta-feira (5) uma sessão solene em homenagem ao Bicentenário da Independência do Brasil na Bahia, o Dois de Julho.

Entre os presentes estão o governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT); a ministra da Cultura, Margareth Menezes; os senadores Jaques Wagner (PT) e Otto Alencar (PSD); e os deputados Alice Portugal (PCdoB), Lidice da Mata (PSB), Bacelar (PV) e Rogéria Santos (Republicanos).

“Para mim, é uma data muito especial, porque o Dois de Julho, para nós, rememora e prestigia todos aqueles que naquele momento foram cruciais para a nossa independência. [O Dois de Julho foi feito por] Gente simples e batalhadora, o mesmo tipo de gente que agora, em pleno século 21, lutou e reconquistou um governo democrático, que reabre diálogos do Brasil consigo mesmo e com o mundo”, disse Margareth durante a sessão.

"O mais forte para gente é quando a nossa história é contada por nós mesmos. É quando nós escrevemos a nossa história. Nós, infelizmente, não temos nos livros de história a história do povo brasileiro. Os livros de história negam, o tempo inteiro, a nossa trajetória. Nós precisamos recontar a história" disse o governador Jerônimo.

As comemorações do Dois de Julho aconteceram no último domingo e contou com a presença de políticos, como o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que desfilou ao lado do governador Jerônimo Rodrigues e da primeira-dama Janja.

 

Classificação Indicativa: Livre


Tags Jaques Wagner Lula otto alencar Senado Margareth Menezes Dois de Julho bacelar alice portugal lidice da mata 2 de julho rogéria santos Jerônimo Rodrigues janja

Leia também


Alessandro Stefanutto é nomeado novo presidente do INSS


Direto de Brasília: Joseildo Ramos cita lobby como motivo de trava do Carf


Coach Pablo Marçal é um dos alvos de operação contra crimes eleitorais da PF