Política

Eleições na ALBA: Lídice toma decisão sobre sucessão à Presidência da Casa

Deputada federal e presidente do PSB na Bahia, Lìdice falou ao BNews sobre processo na Casa Legislativa  |  Divulgação

Publicado em 18/10/2022, às 20h36   Divulgação   Yuri Abreu

A deputada federal e presidente do PSB na Bahia, Lídice da Mata, tomou uma decisão sobre o processo de sucessão à Presidência da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), que até agora tem três postulantes, todos do mesmo partido, o PSD: Adolfo Menezes (que busca a recondução), Ivana Bastos e Eures Ribeiro.

Na eleição de 2 de outubro, o PSB elegeu dois nomes para a Casa Legislativa baiana: Soane Galvão, com 61.399 votos e Angelo Almeida, com 59.841 votos. Ambos foram eleitos através do chamado quociente partidário.

Ao BNews, nesta terça-feira (18), Lídice da Mata falou sobre o assunto, disse que vai conversar com os parlamentares eleitos, mas deu a posição pessoal a respeito do pleito, que acontece no próximo ano.

"Eu acho que a discussão da Assembleia é muito própria para a Assembleia. Eu não pretendo - e nunca fiz isso - de me envolver como deputada federal ou presidente do partido diretamente numa escolha desta. Acho que os deputados formam sua posição, mas penso que Adolfo é um ótimo nome", afirmou Lídice.

"Ele tem sido um bom presidente e, da minha posição pessoal, continuará sendo um bom presidente. É um aliado do governador [Rui Costa] e, como acredito que Jerônimo [Rodrigues] ganhará a eleição, acredito que a manutenção de Adolfo será positiva. Agora, quem decidirá isso serão os deputados do PSB", completou.

Fabíola Mansur

Uma das surpresas do pleito do início de outubro foi a derrota da deputada estadual, Fabíola Mansur (PSB), que recebeu 58.064 votos e acabou como primeira suplente ao partido.

Questionada sobre o destino da parlamentar a partir do próximo ano, uma vez que deixará a cadeira na ALBA, a presidente estadual do PSB comentou que o assunto ainda será discutido após o segundo turno, no próximo dia 30.

"Eu sinto muitíssimo por Fabíola não ter sido eleita. Ela é uma pessoa querida por mim e pelo partido. Agora é esperar terminar o segundo turno, quando vamos saber quais são os espaços que o partido vai ter, vamos nos reunir para debater as eleições (...) Por enquanto, a tarefa principal de todos os socialistas é eleger Jerônimo e Lula. Não tem nenhum sentido de discutir agora essa questão", comentou Lídice.

Classificação Indicativa: Livre


Tags eleição presidência ALBA eures ribeiro adolfo menezes Ivana Bastos fabíola mansur

Leia também


Eleito federal, Diego Coronel opina sobre eventual recondução de Adolfo Menezes na ALBA


Adolfo Menezes "lidera" disputa para a Presidência da ALBA; entenda


Ivana Bastos coloca o nome na disputa para Presidência da Alba