Política

Adolfo Menezes "lidera" disputa para a Presidência da ALBA; entenda

Sandra Travassos/ALBA
Atual presidente da Casa, Adolfo Menezes (PSD) chamou a atenção por, nesta semana, ter anunciado o desejo de concorrer a reeleição ao cargo  |   Bnews - Divulgação Sandra Travassos/ALBA

Publicado em 07/10/2022, às 15h56   Yuri Abreu


FacebookTwitterWhatsApp

Ainda que esteja relativamente distante, e só vá ocorrer no ano quem, as eleições para a Presidência da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), chamaram a atenção, nesta semana, em meio ao início do 2º turno para o Governo da Bahia, cuja disputa está entre Jerônimo Rodrigues (PT) e ACM Neto (União).

O "pontapé" inicial foi dado na última terça-feira (4), quando o candidato derrotado no 1º turno na disputa ao Palácio de Ondina, Kleber Rosa (PSOL), declarou apoio a candidatura de Jerônimo Rodrigues.

Neste dia, o deputado estadual e presidente da Casa, Adolfo Menezes (PSD), confirmou que tentará ser reconduzido ao cargo na próxima legislatura, a partir de 2023.

O movimento, no entanto, foi mal visto entre os aliados do governador Rui Costa (PT), com o temor de que o anúncio leve a uma desagregação do grupo de apoio da Jerônimo Rodrigues, nesta fase do pleito.

Na quinta-feira (6), um segundo nome do PSD afirmou que tem a intenção de disputar o mesmo posto que o correligionário: a deputada estadual Ivana Bastos, a mais votada na Bahia no último domingo (2).

Na oportunidade, ela refutou a possibilidade de atrito dentro da sigla e disse o senador eleito e presidente da sigla na Bahia, Otto Alencar, já está ciente da sua pretensão.

“O PSD é um partido de amigos e terá outros nomes. Temos nomes excelentes, mas estava na hora de uma mulher ter essa oportunidade. Já tivemos uma conversa com Otto e ele disse que vamos ter a maturidade de discutir”, contou.

Ainda no dia de ontem, no entanto pessedista declarou ter a vontade de concorrer a sucessão na ALBA: trata-se de Eures Ribeiro, eleito deputado estadual e que já foi presidente da União dos Municípios da Bahia (UPB), além de prefeito da cidade de Bom Jesus da Lapa, no oeste baiano.

Apoios

Após o lançamento destes nomes, alguns parlamentares já se mobilizaram no sentido de lançar apoios aos postulantes. E ao que tudo indica, pelo menos neste primeiro momento, é que Adolfo Menezes sai na frente em relação aos colegas de partido.

Além do próprio voto, o parlamentar já conta com o apoio do deputado federal eleito, Angelo Coronel Filho (PSD).

“Adolfo Menezes tem feito uma gestão de muito trabalho e a Assembleia Legislativa tem tido um protagonismo na aprovação de projetos importantes para Bahia. É um quadro do PSD com serviços prestados e deve seguir no comando da ALBA. Ele tem meu voto e confiança para ser reconduzido”, afirmou Coronel Filho, na última quarta-feira (5).

Na quinta-feira (6), foi a vez de outros três membros da ALBA indicarem que vão apoiar Adolfo Menezes: os deputados Marquinho Viana (PV) e Euclides Fernandes (PT) - que conseguiram a reeleição para a Casa Estadual -, além do recém eleito Cafu Barreto (PSD).

Prematura

Porém, nem todos estão vendo a questão com bons olhos. O governador da Bahia, Rui Costa (PT), soltou o verbo contra uma pressa por parte dos eventuais candidatos.

Na última quarta-feira (5), ele demonstrou preocupação sobre o assunto. "Acho que é prudente os possíveis candidatos aguardarem um pouco mais, até porque a eleição vai acontecer no primeiro dia da sessão de fevereiro. Meu pedido para a base é que se concentre a cabeça e energia na garantia da eleição de Jerônimo e de Lula", afirmou Rui Costa.

Siga o TikTok do BNews e fique por dentro das novidades.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp