Política

Em dia de julgamento, Lula cutuca Bolsonaro: “sabidinho” que queria dar golpe

Caso seja condenado pelo TSE, o ex-presidente pode ficar oito anos inelegível  |  Ricardo Stuckert / Carolina Antunes/PR

Publicado em 29/06/2023, às 10h05   Ricardo Stuckert / Carolina Antunes/PR   Daniel Serrano

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) não perdeu a oportunidade para disparar contra o seu antecessor, Jair Bolsonaro (PL). Em entrevista à Rádio Gaúcha, na manhã desta quinta-feira (29), o petista disse que o ex-presidente era um "sabidinho" e um "cidadãozinho" que quis dar um golpe por não aceitar o resultado das eleições.

A declaração de Lula ocorreu no mesmo dia em que Bolsonaro pode ficar inelegível, caso seja condenado no terceiro dia de julgamento no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Na última terça (27), o relator do caso, o ministro Benedito Gonçalves, votou pela condenação do ex-presidente.

As falas de Lula ocorreram depois que ele foi questionado por quais motivos ele e outros integrantes do seu governo classificavam o governo de Nicolás Maduro, na Venezuela, como uma ditadura. O petista destacou que aquele país teve mais eleições que o Brasil nos últimos anos e aproveitou para Bolsonaro, sem citá-lo nominalmente.

"Não tivemos um cidadão aqui, um sabidinho que não quis aceitar o resultado eleitoral? Não tivemos um cidadãozinho aqui que quis dar golpe no dia 8 de janeiro? Tem gente que não quer aceitar o resultado eleitoral", afirmou o presidente, que lembrou ainda que perdeu eleições para Fernando Collor e Fernando Henrique Cardoso e respeitou os resultados.

Classificação Indicativa: Livre


Tags TSE Lula julgamento Jair Bolsonaro inelegibilidade Nicolás Maduro

Leia também


Em dia decisivo do julgamento no TSE, perfil da PRF de Sergipe pede doação para Bolsonaro


Lula define estratégia para isolar Ciro no PDT e acirrar racha na família Gomes


Saiba onde Bolsonaro irá acompanhar julgamento do TSE