Política

Entenda a relação entre o PCdoB e a CBF

A entidade máxima do futebol brasileiro vive uma crise institucional por conta de uma disputa interna pela presidência da instituição  |  Divulgação/CBF

Publicado em 05/01/2024, às 08h45   Divulgação/CBF   Daniel Serrano

O PCdoB foi um dos partidos que mais se empenhou para a manutenção de Ednaldo Rodrigues na presidência da Confederação Brasileira de Futebol (CBF). Um dos motivos do interesse da permanência do baiano no comando máximo da entidade do futebol no país é o fato de o partido ter inticado o atual secretário-geral da confederação, Alcino Reis Rocha. A informação é do site O Bastidor.

Inscreva-se no canal do BNews no WhatsApp

O cargo ocupado por Rocha é responsável pela relação da CBF outras entidades internacionais ligadas ao futebol, como a Fifa e a Conmebol, com entes governamentais, além das federações estaduais e clubes filiados à confederação. Com isso, o secretário-geral da CBF só tem menos poder que o presidente.

De acordo com a publicação, a escolha de Rocha para o caso não foi por acaso. Com a eleição de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para a Presidência da República, o governo federal queria um aliado na CBF para aproximar a entidade com o governo federal.

Desde a escolha de Rocha para o cargo, representantes da CBF vêm se reunindo com integrantes com ministros do governo Lula, como Flávio Dino (Justiça e Segurança Pública), Anielle Franco (Igualdade Racial), Silvio Almeida (Direitos Humanos) e André Fufuca (Esportes).

Ao longo dos governos do PT, o PCdoB vem mantendo uma relação estreita com o esporte brasileiro, tendo indicado três representantes para comandar o ministério: Agnelo Queiroz, Orlando Silva e Aldo Rebelo. Entre 2006 e 2011, Alcino Rocha trabalhou na pasta, assumindo a Secretaria Nacional de Futebol e Defesa dos Direitos do torcedor.

Ednaldo Rodrigues foi afastado da presidência da CBF no dia 7 de dezembro, o que também resultou na saída de Alcino Rocha do se cargo. Desde então, políticos ligados ao governo Lula atuaram para a volta de Rodrigues ao comando da entidade, como os senadores baianos Jaques Wagner (PT) e Otto Alencar (PSD), que acionaram a AGU para anular a decisão que afastou de Ednaldo.

O PSD também acionou o STF para tentar reverter a decisão, porém o pedido foi negado pelo ministro André Mendonça. No entanto, na última quinta-feira (4), o ministro Gilmar Mendes determinou a volta de Ednaldo ao comando da CBF.

Classificação Indicativa: Livre


Tags Jaques Wagner Ednaldo Rodrigues CBF pt Lula otto alencar fifa Agnelo Queiroz gilmar mendes PCdoB Flávio Dino André Fufuca Silvio Almeida Anielle Franco Alcino Rocha Alcino Reis Rocha

Leia também


Máquinas de prefeitura baiana são flagradas em propriedade de secretário


Partido de oposição foi o maior beneficiado por emendas liberadas por Lula; saiba qual