Política

Ex-ministro do Turismo de Bolsonaro critica Zema por defender frente Sul-SE contra NE

Governador de Minas Gerais também foi criticado por ministros, governadores nordestinos e parlamentares de esquerda  |  Valter Campanato / Agência Brasil

Publicado em 07/08/2023, às 07h44 - Atualizado às 07h45   Valter Campanato / Agência Brasil   Cadastrado por Tácio Caldas

Após o chefe do executivo de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), enaltecer os pares dos estados do Sul e Sudeste que montaram um consórcio para fazer frente politicamente aos estados do Norte e Nordeste, vários políticos criticaram o político.

Um deles, inclusive, foi o bolsonarista Gilson Machado (PL), que foi o ministro do Turismo durante a gestão do ex-presidente Jair Messias Bolsonaro (PL). O ex-ministro utilizou as redes sociais para se posicionar de forma contrária à fala do gestor de Minas Gerais, confira.

Repudio veementemente qualquer fala que sequer ventile a separação de nosso País.
Temos uma unidade,povo e riqueza que poucos países do mundo tem .
Essa unidade nasceu da união de todos nós.
Exemplo disso foi a Batalha dos Guararapes em Pernambuco,quando nasceu nosso exército.… pic.twitter.com/tYACsbQfM3

— Gilson Machado Neto (@gilsonmachadont) August 6, 2023

Além do bolsonarista, ministros do governo Lula (PT), governadores nordestinos e parlamentares de esquerda também se pronunciaram contra as falas de Zema. O primeiro deles foi o governador da Paraíba, João Azevêdo (PSB), presidente do Consórcio Nordeste, por meio de uma nota oficial do próprio consórcio e representou todos os governadores da região.

Quem também se manifestou foram os ministros da Justiça, Flávio Dino, do Meio Ambiente, Marina Silva (PV), além do deputado federal Aécio Neves (PSDB), e os governadores do Espírito Santo e do Piauí, Renato Casagrande (PSB) e Rafael Fonteles (PT).

Com a exurrada de críticas, o governador de Minas Gerais, também veio à público e utilizou as redes sociais para minimizar a repercussão da sua fala e dizer que a criação do consórcio "jamais será pra diminuir outras regiões", confira.

A união do Sul e Sudeste jamais será pra diminuir outras regiões. Não é ser contra ninguém, e sim a favor de somar esforços. Diálogo e gestão são fundamentais pro país ter mais oportunidades. A distorção dos fatos provoca divisão, mas a força do Brasil tá no trabalho em união.

— Romeu Zema (@RomeuZema) August 6, 2023

Vale lembrar que as falas do governador de Minas Gerais, Romeu Zema aconteceram em entrevista ao jornal O Estado de S.Paulo e foi publicada no último sábado (5).

Assista ao Radar BNews da última sexta-feira (4):

Classificação Indicativa: Livre


Tags meio ambiente Justiça pt psb Lula PSDB pv marina silva minas gerais aécio neves PL Espírito Santo Paraíba novo piauí bolsonaro Flávio Dino Jair Messias Bolsonaro Romeu Zema Zema consórcio nordeste renato casagrande gilson machado João Azevêdo Rafael Fonteles

Leia também


Suposta amante de Casemiro expõe mais um jogador famoso; saiba quem


SineBahia oferta mais de 35 vagas de emprego para Salvador


Deputado baiano reafirma a necessidade de votação da reforma tributária no Senado; entenda