Política

Flávio Dino quer criminalizar postagens antidemocráticas em redes sociais; saiba detalhes

De acordo com o ministro, as redes sociais tiveram participação e responsabilidade pelos atos golpistas em Brasília  |  Divulgação/Câmara dos Deputados

Publicado em 25/01/2023, às 09h17   Divulgação/Câmara dos Deputados   Cadastrado por Daniela Pereira

O ministro da Justiça do governo Lula, Flávio Dino, vai apresentar um projeto de lei que propõe monitorar e criminalizar nas redes sociais publicações consideradas antidemocráticas.

Segundo informações do Uol, a proposta é baseada no Código Penal e tem como objetivo coibir publicações com conteúdos que atentem contra a democracia e o Estado Democrático de Direito.

De acordo com o ministro, as redes sociais tiveram participação e responsabilidade pelos atos golpistas ocorridos no último dia 08, em Brasília.

Durante a ação do último dia 08, extremistas bolsonaristas quebraram vidraças da chapelaria do Congresso e invadiram a Câmara dos Deputados. Eles tomaram conta do Salão Verde e dos anexos do prédio. Além disso, o grupo também invadiu o Palácio do Planalto e o Supremo Tribunal Federal (STF). Diversas imagens foram compartilhadas nas redes sociais.

A participação de usuários das redes através de denúncias é apontada como a principal ferramenta fiscalizadora para que a lei seja efetiva. Após a denúncia, o projeto prevê que a remoção imediata das mensagens.

Classificação Indicativa: Livre


Tags redes sociais golpistas Flávio Dino atos antidemocráticos

Leia também


Governo Federal toma decisão sobre Força Nacional em Brasília


Em meio a atos terroristas em Brasília, Abin tem mais de 3 mil cargos vagos