Política

Governo Federal toma decisão sobre Força Nacional em Brasília

Daniela Pereira/BNews
A convocação da Força Nacional na segurança pública do Distrito Federal foi feita após os ataques do último dia 08  |   Bnews - Divulgação Daniela Pereira/BNews

Publicado em 23/01/2023, às 08h56   Cadastrado por Daniela Pereira


FacebookTwitterWhatsApp

Com os dias contados para ser encerrada, a intervenção federal na Segurança Pública do Distrito Federal (DF) pode sofrer alteração. A data de encerramento, de acordo com decreto, é 31 de janeiro, podendo ser estendida caso haja necessidade.

Apesar de o presidente Lula (PT) ter sinalizado que não tinha planos de estender uma intervenção federal na cidade, aliados do petista ainda defendem a permanência da Força Nacional na cidade.

Diante do impasse, segundo o Metrópoles, uma portaria assinada pelo ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, estabelece que os integrantes da força continuarão escalados na área central de Brasília até 4 de fevereiro.

Com a decisão, a intervenção será estendida por mais 15 dias. Apesar de ter sido publicada no Diário Oficial da União (DOU) nesta segunda-feira (23), a medida só passa a valer a partir de sexta-feira (20).

O decreto do presidente Lula pedindo a presença da Força Nacional na capital federal foi assinado após os ataques do último dia 08, em Brasília. Durante a ação, extremistas bolsonaristas quebraram vidraças da chapelaria do Congresso e invadiram a Câmara dos Deputados. Eles tomaram conta do Salão Verde e dos anexos do prédio. Além disso, o grupo também invadiu o Palácio do Planalto e o Supremo Tribunal Federal (STF). Diversas imagens foram compartilhadas nas redes sociais.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp