Política

Fogo amigo? Base de Lula articula contra extinção de órgão; entenda

A extinção do órgão havia sido recomendada pela equipe de transição do governo Lula e foi executada nos primeiros dias do ano  |  Marcello Casal Jr/Agência Brasil

Publicado em 07/01/2023, às 12h17   Marcello Casal Jr/Agência Brasil   Cadastrado por Daniel Brito

A extinção da Fundação Nacional de Saúde (Funasa) nos primeiros dias do governo Lula gerou uma reação negativa no Congresso. Segundo informações da coluna de Guilherme Amado, do site Metrópoles, deputados da bancada do PSD, que compõe a base do petista, articulam para derrubar a medida provisória que acabou com o órgão.

De acordo com a publicação, a votação da medida pode ocorrer assim que acabar o recesso parlamentar, em fevereiro. O assunto deve ser tema da reunião de líderes da Câmara dos Deputados marcada para a próxima segunda-feira (9) pelo presidente da Casa, Arthur Lira (PP-AL).

Conforme a coluna, líderes do Centrão querem reverter a extinção, mas alguns integrantes do bloco avaliam a ideia apenas uma ameaça do PSD para conseguir mais espaços no governo. Servidores da Funasa creem que conseguirão aliados para reverter a MP. 

A extinção do órgão havia sido recomendada pela equipe de transição do governo Lula por avaliar que ele havia perdido o propósito e estava sendo usado para atender emendas parlamentares e não para uma função específica, o que tornava a estrutura redundante com a do ministério.

Classificação Indicativa: Livre


Tags Lula congresso extinção psd base órgão centrão

Leia também


Câmara dos Deputados é invadida por escorpiões; assista


Rui Costa solta o verbo contra governo Bolsonaro sobre aposentadorias e salário mínimo; veja o que ele disse


Após "indireta" de Janja, Michelle Bolsonaro provoca primeira-dama e publica vídeo do Palácio da Alvorada