Política

Geraldo Alckmin diz que pretende conversar com Lira sobre projeto do novo ensino médio

O governo tinha a expectativa de que a proposta fosse votada ainda em 2023, o que não ocorreu por impasse com o Congresso  |  Fábio Rodrigues-Pozzebom / Agência Brasil

Publicado em 28/12/2023, às 13h40   Fábio Rodrigues-Pozzebom / Agência Brasil   Daniel Serrano

O vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB) revelou que pretende se reunir com o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), para acelerar a aprovação do projeto que define o as novas normas do ensino médio. A declaração foi feita em conversa com a imprensa, nesta quinta-feira (28), depois de uma reunião com o ministro da Educação, Camilo Santana.

Inscreva-se no canal do BNews no WhatsApp

“A proposta do Camilo Santana é corretíssima. (…) Esperamos que no começo do ano… Vou conversar com o presidente Arthur Lira. Acho que é uma boa proposta. Vou conversar com o relator, Mendonça Filho (UB) para a gente poder avançar nesta lei”, disse Alckmin.

A proposta do Palácio do Planalto se arrasta no Congresso Nacional desde outubro, quando o texto foi enviado ao Legislativo e vem se arrasta por conta de um impasse entre o relator e o governo.

Um exemplo está carga horária destinadas a disciplinas obrigatórias, o Ministério da Educação propõe a ampliação de 1,8mil para 2,4 mil horas, enquanto o relator da proposta, Mendonça Filho, 2,1 mil. Além disso, o aumento visa ainda a redução da carga horária para disciplinas optativas de 1,2 mil para 600 horas. Já o relator prevê 900 horas de disciplinas optativas.

O governo tinha a expectativa de que a proposta fosse votada ainda. No entanto, o último relatório de Mendonça Filho só foi entregue na primeira quinzena de dezembro, não tendo o tem necessário para o debate e votação. Com isso, o relator disse que o debate ficaria para 2024.

Mendonça Filho já comandou o Ministério da Educação entre maio de 2016 a abril de 2018. A atual legislação que define as bases da educação nacional é de fevereiro de 2017, quando o deputado comandava a pasta.

Classificação Indicativa: Livre


Tags Câmara dos Deputados mec Geraldo Alckmin Palácio do Planalto ministério da educação Mendonça Filho camilo santana Arthur Lira novo ensino médio

Leia também


Sem Bolsonaro, Michelle participa de churrasco em Brasília


Após derrubada de veto de Lula, Haddad apresenta “solução” para reoneração da folha