Política
Publicado em 16/07/2026, às 17h32 - Atualizado às 17h33 Agência GOV/MDIC Redação Bnews
Ministros do governo Lula se reuniram, nesta quinta-feira (16), para debater a implementação da tarifa de 25% aos produtos brasileiros exportados para os Estados Unidos. O encontro contou com a presença do vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB) que, em coletiva de imprensa, afirmou que era uma medida “injusta e descabida”.
Receba as principais notícias de Política no canal do BNews no WhatsApp
“É injusta porque se nós pegarmos os próprios dados dos Estados Unidos nos últimos 15 anos os Estados Unidos teve conosco superávit na balança comercial. É descabida porque os argumentos levantados na seção 301 e aqui vão ser explicitados pelos ministros não têm parte de uma base totalmente falsa. Não tem a menor justificativa”, declarou Alckmin.
O novo tarifaço do governo Donald Trump contra foi desenvolvido pelo Escritório do Representante de Comércio dos Estados Unidos (USTR) e confirmado na última quarta-feria (15). A medida financeira é resultado de uma investigação de um ano do órgão com base em uma lei norte-americana para apurar e combater possíveis barreiras comerciais em outros países.
A medida das novas tarifas dos EUA entrará em vigor na próxima quarta-feria (22). Conforme o relatório do USTR a investigação concluiu que houve “várias práticas do Brasil são consideradas injustificáveis e discriminatórias, restringindo a competitividade de agricultores, trabalhadores, inovadores e exportadores americanos”.
Entre essas préticas desleais apontadas estariam: