Política

Governo Lula e ala do PT divergem sobre instalação de CPMI para investigar fraudes no INSS

Ala do PT no Congresso propõe CPMI para investigar fraudes no INSS, mas governo Lula se opõe à abertura da comissão.  |  Reprodução / Youtube

Publicado em 08/05/2025, às 10h38 - Atualizado às 10h38   Reprodução / Youtube   Cadastrado por Daniel Serrano

Uma ala do PT no Congresso Nacional e o Palácio do Planalto divergem sobre a instalação de uma Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) para investigar as fraudes no INSS. A informação é do portal Uol.

Clique aqui e se inscreva no canal do BNews no YouTube!

Siga o BNews no Google e receba as principais notícias no seu celular

De acordo com a publicação, um grupo de parlamentares do PT defendem que apoiar a CPMI seria uma forma de rebater o discurso da oposição, especialmente da bancada bolsonarista. Para os petistas, a comissão seria uma oportunidade de ligar as fraudes aos governos Michel Temer (MDB) e Jair Bolsonaro (PL), além de aprofundar a investigação.

O grupo também avalia que essa seria uma estratégia mais eficiente de controlar a narrativa política e assumir o discurso.

No Congresso, a base de apoio ao governo Lula já prepara um dossiê ligando o esquema aos governos anteriores. O documento seria usado para rebater oposicionistas, além de que a comissão poderia ser usada no aprofundamento das investigações.

A estratégia foi discutida com o Planalto na última quarta-feira (7). Até então o governo vem se mostrando contrário à abertura da CPMI. Em reunião nesta semana, a ministra das Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann, já disse a lideranças da base que o presidente Lula não quer a abertura da comissão, defendendo ainda que o caso deve ser resolvido pelos órgãos de investigação.

O governo tem dito publicamente que vem fazendo a sua parte, lembrando que a fraude foi desarticulada pela Polícia Federal e pela CGU, que contam com nomes indicados por Lula, além de defender que a crise ainda não chegou a Lula. 

Classificação Indicativa: Livre


TagsINSSptLulapolícia federalcongresso nacionalcgumichel temerPalácio do PlanaltoGoverno LulaJair BolsonarobolsonaroGleisi Hoffmanncpmi

Leia também


Cristian Bell se defende de críticas por não procurar Franklin Reis após soltura: “Muito triste”


Tarifaço: Trump anuncia acordo com Reino Unido