Política

Governo Lula: Equipe avalia se baiano condenado pelo TCU pode voltar a trabalhar em cargos públicos

Baiano foi condenado pelo TCU em 2017 por conta de compra polêmica  |  Foto: Ricardo Stuckert

Publicado em 29/01/2023, às 09h40   Foto: Ricardo Stuckert   Cadastrado por Vinícius Dias

A equipe do governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) avalia se o baiano Sérgio Gabrielli, ex-presidente da Petrobras entre 2005 e 2012, pode voltar a exercer cargos públicos.

Siga o BNews no Google e receba as principais notícias no seu celular

Gabrielli está impedido de assumir cargos desde 2017, quando foi condenado pelo Tribunal de Contas da União (TCU) pela compra da refinaria de Pasadena, nos Estados Unidos.

A decisão inabilitou o ex-CEO da Petrobras para o exercício de cargo em comissão por oito anos e aplicou uma multa no valor de R$ 10 milhões, além de determinar que ele ressarcisse o erário. As informações são do site Valor Econômico.

Outro ex-gestor na mesma situação é Guilherme Estrella, que chefiou a área de exploração e produção da Petrobras na época da descoberta do pré-sal. Ele é cogitado para ocupar outros cargos dentro do governo Federal.

Sergio Gabrielli, ex-presidente da @petrobras, comenta a política da estatal na gestão Temer que aumentou a exportação de petróleo cru e diminuiu a utilização de suas próprias refinarias.

TVE Entrevista Especial com @Bob_Fernandes, dia 10, às 18h30 #SergioGabrielliNaTVEpic.twitter.com/Gy3m3OrFN8

— Baianão na TVE (@tvebahia) June 8, 2018

Daqui a pouco, às 22h, transmitiremos ao vivo, simultaneamente ao #debateBand, @Haddad_Fernando, @ManuelaDavila, @Gleisi Hoffmann e Sérgio Gabrielli debatendo o #PlanoLula e suas propostas para o país. Participem com tag #DebateComLulapic.twitter.com/UeztKjykXj

— Lula (@LulaOficial) August 9, 2018

Classificação Indicativa: Livre


TagspolíticapetrobrasLulasergio gabriellicargos públicospasadena

Leia também


Site do PT é invadido e hackers publicam imagem de ex-ator pornô