Política

Governo Lula inicia com disputa velada por poder em ministérios; veja pastas mais desejadas

Lula afirmou que só começa a pensar em Ministérios no fim de dezembro  |  Foto: Ricardo Stuckert

Publicado em 11/11/2022, às 07h12   Foto: Ricardo Stuckert   Cadastrado por VD

 

Presidente eleito para terceiro mandato, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) iniciou o governo de transição, liderado pelo vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB), mas declarando que ainda não começou a pensar na montagem ministerial do seu futuro governo, que se inicia no próximo 1º de janeiro de 2023.

No entanto, aliados de Lula já começaram a disputa por espaços nesses ministérios, principalmente os seus comandos. Pastas como Casa Civil, Fazenda, Justiça e Segurança Pública, Agricultura e Cidadania são as mais cobiçadas. Lula deve promover uma ampliação no número de ministérios e também realizar mudanças nas suas nomenclaturas.

Segundo o jornal O Globo, três homens de confiança de Lula estão de olho na Fazenda e Casa Civil: o ex-ministro da Educação Fernando Haddad, o ex-ministro da Saúde e deputado federal Alexandre Padilha e o senador eleito Wellington Dias. Todos são filiados ao PT.

Um aliado de Lula é dado como presença certa na Esplanada: Flávio Dino (PSB), ex-governador do Maranhão e senador eleito pelo Estado. O desejo do peessebista é de ocupar a atual pasta de Justiça e Segurança Pública - que Lula deseja desmembrar. Dino quer as duas dentro do mesmo guarda-chuva para ter mais poder.

Simone Tebet, escalada para o núcleo das políticas sociais da transição, já disse que se identifica com o Ministério da Cidadania, responsável pelo Bolsa Família. O MDB não gostaria que ela virasse ministra na cota do partido e, sim, fosse nomeada como escolha pessoal de Lula.

O partido pretende indicar um outro nome, ainda não definido. Presidente do PT, Gleisi Hoffmann é outro nome quase certo no primeiro escalão e também sonha com uma pasta ligada à área social.

A Bahia pode ter nomes nessa corrida e um deles é o senador eleito, Otto Alencar (PSD), que não esconde o desejo de atuar no Desenvolvimento Regional e também foi um nome sondado para a Saúde após a atuação na CPI da Covid. Governador da Bahia, Rui Costa (PT) é outro citado, mas para pastas como Casa Civil e Fazenda.

 

Classificação Indicativa: Livre


Tags política casa civil Justiça Lula Fazenda otto alencar Luiz Inácio Lula da Silva Rui Costa Fernando Haddad transição ministérios Segurança Pública Governo Lula flavio dino simone tebet ministérios lula persio