Política

Governo Lula pode fazer corte bilionário para alcançar meta de Haddad em 2024; saiba valor

Meta de Haddad em 2024, de atingir um déficit zero, é considerada ousada dentro do governo  |  Ricardo Stuckert

Publicado em 15/10/2023, às 18h06   Ricardo Stuckert   Cadastrado por Lula Bonfim

O governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem um grande desafio econômico para 2024: atingir a meta estabelecida pelo ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT) — e aprovada pelo Congresso Nacional no arcabouço fiscal —, de zerar o déficit da administração federal já no segundo ano de mandato.

De acordo com a Folha de S. Paulo, é possível que a gestão federal seja obrigada a fazer um corte de R$ 53 bilhões em 2024, representando 25% das chamadas “despesas discricionárias”, estimadas em R$ 211,9 bilhões, conforme o orçamento encaminhado pelo governo ao Congresso.

Caso ocorra, o corte afetará custeio e investimentos, como é o caso do novo PAC (Programa de Aceleração do Crescimento), que prevê bilhões de reais em obras nos 26 estados da federação, além do Distrito Federal.

A meta fiscal de déficit zero para 2024 foi uma aposta de Haddad já no início do governo, mas foi recebida com desconfiança pelo mercado financeiro e por setores do próprio governo federal. Na avaliação de economistas, a ideia é ousada e a gestão deve enfrentar dificuldades para cumprí-la.

Classificação Indicativa: Livre


Tags Luiz Inácio Lula da Silva Fernando Haddad arcabouço fiscal

Leia também


MP Eleitoral defende inelegibilidade de Bolsonaro em outras três ações no TSE


Interina da PGR tranquiliza Lula sobre sua gestão; saiba motivo