Política

Governo Lula toma decisão sobre novo ensino médio; confira

Modelo desagrada estudantes e professores  |  Marcelo Camargo / Agência Brasil

Publicado em 03/04/2023, às 13h51   Marcelo Camargo / Agência Brasil   Daniel Serrano

O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) vai suspender a implementação do novo ensino médio. A medida acontece após pressão de educadores e estudantes. As informações são do jornal Folha de São Paulo.

De acordo com a publicação, uma portaria deve ser publicada nos próximos dias para interromper o prazo de implementação da política. O texto ainda deve suspender mudanças no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), previstas para ocorrer em 2024.

Inicialmente, a suspensão vai acontecer enquanto durar o prazo da consulta pública sobre o tema, que foi aberto em março e tem 90 dias de duração, podendo ser prorrogada por mais 30 dias para o Ministério da Educação (MEC) elaborar um relatório.

A suspensão do novo ensino médio conta coma a aprovação da ao presidente Lula. Para o Palácio do Planalto, o governo vem sofrendo com desgastes ao manter a reforma, sobretudo entre estudantes. No entanto, uma revogação total da reforma depende do Congresso, por ter ocorrido por lei.

O novo ensino médio foi aprovado em 2017 e prevê a organização da grade horária em duas partes. Segundo o projeto, 60% da carga horária é comum a todos os estudantes, com as disciplinas regulares. Os outros 40% seriam destinados às disciplinas optativas dentro de grandes áreas do conhecimento.

Classificação Indicativa: Livre


Tags Lula Enem mec novo ensino médio

Leia também


Lula diz que Brasil vai “crescer mais do que os pessimistas estão prevendo”


Lídice promete agir contra comportamento de bolsonaristas na Câmara


Vídeo: Datena pergunta a Boulos como “peitar Lula”