Política

Governo planeja reduzir prazo de contratação em concurso; saiba em quanto tempo

Atualmente, prazo para assumir cargos públicos após aprovação em concurso gira, em média, em torno de um ano  |  Agência Brasil

Publicado em 12/12/2023, às 06h58   Agência Brasil   Cadastrado por Daniel Brito

O governo federal quer diminuir para três meses o prazo final para a contratação de novos servidores públicos. Segundo informações do jornal Folha de S. Paulo, a medida tem discutida no Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos em meio à preparação do concurso nacional unificado.

Atualmente, o prazo para que os novos servidores assumam seus postos após a aprovação em concurso gira, em média, em torno de um ano. A ideia é reduzir o prazo de contratação no serviço público federal se o novo modelo de seleção unificada se tornar regra no país.

"Teríamos uma espécie de banco de candidatos pré-aprovados, que já teriam prestado a seleção e estariam aptos a assumir os cargos. Nesse caso, a seleção seria mais rápida e em três meses teríamos pessoas trabalhando", afirmou o secretário de Gestão de Pessoas da pasta, José Celso Cardoso Jr..

O "Enem dos concursos", como tem sido chamado, será realizado em 2024, e as provas estão previstas previstas para ser realizadas em fevereiro ou março. O edital deverá ser publicado no dia 20 de dezembro. Depois da divulgação dos resultados, cada órgão deverá elaborar o cronograma de convocação para a posse dos aprovados.

Classificação Indicativa: Livre


Tags concurso vagas concurso público governo federal prazo governo contratação Governo Lula

Leia também


Tarcísio admite que tarifa da Sabesp vai subir mesmo com privatização


PF solicita bloqueio da conta de Janja após invasão hacker