Política

Governo tenta atrair União Brasil e isolar partido de Bolsonaro, mas negociação chega a entrave; entenda

União Brasil tem objetivos bilionários em negociação com o PT para isolar partido de Bolsonaro  |  Foto: Ricardo Stuckert

Publicado em 26/01/2023, às 08h55   Foto: Ricardo Stuckert   Cadastrado por Vinícius Dias

 

O União Brasil tem um objetivo bilionário como moeda de troca para compor o governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT). O partido, maior do país, já está dentro da estrutura da atual gestão, inclusive com a indicação da Ministra do Turismo, Daniela do Waguinho. No entanto, ainda adota postura de independência no Congresso.

O Governo Lula pretende atrair a superlegenda para sua base e fazer, dessa maneira, com que o partido de Jair Bolsonaro, o PL, fique isolado dentro do Congresso. No entanto, há grandes entraves políticos.

O União Brasil quer mais cargos no Executivo. Além de Daniela do Waguinho, o partido tem mais dois nomes em ministérios.

Agora, além da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), que já vinha sendo negociada com o líder do União Brasil na Câmara, Elmar Nascimento (BA), a fatura apresentada inclui os comandos da Superintendência de Seguros Privados (Susepe), da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene), da Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa) e ainda a presidência do Banco do Nordeste.

Somados, os orçamentos destes órgãos superam R$ 2,9 bilhões em 2023. As informações são do jornal O Globo.

Atrair o União Brasil é importante para o PT isolar o PL, que tem maior bancada na Câmara dos Deputados, por exemplo. Com isso, tem força para comandar a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), por onde passam todos os projetos que tramitam na Casa.

O controle da CCJ daria ao Palácio do Planalto poder para pautar propostas de seu interesse ou segurar aquelas que não lhe agradem.

Presidente do União Brasil, Luciano Bivar é favorável à adesão ao governo. A postura é diferente da adotada por Elmar Nascimento, líder do partido na Câmara, que foi barrado por petistas de assumir o Ministério de Minas e Energia.

Alguns dos órgãos na lista do União Brasil já estão prometidos a outros aliados. O Banco do Nordeste deverá ser indicado por um acordo das bancadas do PT do Nordeste ou ser entregue ao ex-governador de Pernambuco, Paulo Câmara (PSB).

 

Classificação Indicativa: Livre


Tags política pt Lula Câmara dos Deputados congresso PL Elmar Nascimento Jair Bolsonaro bolsonaro luciano bivar União Brasil

Leia também


Governadores do PT fazem ofensiva para evitar que Codevasf fique com União Brasil


Lavagem do Bonfim: ACM Neto abre o jogo sobre participação do União Brasil no Governo Lula