Política

GSI divulga informações sobre viagem de Lula às vésperas dos atos golpistas

A ida do presidente a Araraquara, que sofreu com fortes chuvas no início do ano, é criticada por bolsonaristas na CPMI  |  Ricardo Stuckert / PR

Publicado em 28/07/2023, às 09h11   Ricardo Stuckert / PR   Daniel Serrano

O Gabinete de Segurança Institucional (GSI) encaminhou à CPMI dos Atos Golpistas documentos sobre o planejamento da viagem que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) faria a Araraquara (SP) no dia dos ataques à Praça dos Três Poderes. As informações são do site Metrópoles. 

De acordo com a publicação, os documentos revelam que, no dia 5 de janeiro, o GSI avisou a diversas autoridades que Lula estaria em São Paulo naquele entre os dias 6 e 8 de janeiro para uma “atividade privada”. O comunicado foi enviado para o Alto Comando do Exército, do Ministério da Justiça, das polícias Federal e Rodoviária Federal (PRF) e da Agência Brasileira de Inteligência (Abin).

No entanto, no dia 7 de janeiro, o GSI enviou um novo documento para as autoridades dizendo que Lula visitaria Araraquara por conta das chuvas que atingiram a cidade naquele período.

Segundo a agenda oficial, o presidente deixou Brasília no dia 6, por volta das 18h. No domingo (8), ele chegou em Araraquara. por conta dos atos golpistas, o presidente voltou para a capital federal às 19h30 daquele mesmo dia.

Ainda segundo a publicação, em suas participações na CPMI, bolsonaristas criticam a viagem feita por Lula. A oposição no Congresso quer que o presidente prove que a viagem  foi “premeditada” para tirar o petista de Brasília no dia dos ataques.

Classificação Indicativa: Livre


Tags Lula GSI atos golpistas CPMI dos atos golpistas

Leia também


Robinson diz que escolha por Major Denice foi "outsider" de Rui Costa


Alerta vermelho? PL vê lideranças políticas se distanciando de Bolsonaro


EXCLUSIVO: Ministro do TCU explica declarações sobre possível golpe contra Lula