Política
Publicado em 06/01/2026, às 17h17 José Cruz/Agência Brasil Matheus Simoni
Os ministros da Fazenda, Fernando Haddad, e da Justiça, Ricardo Lewandowski, pediram para deixar o governo Lula e já comunicaram a decisão ao presidente da República. A informação foi publicada pelo colunista Valdo Cruz, da Globonews. Segundo a publicação, o governo já se movimenta para definir os substitutos.
Lewandowski já conversou com Lula no fim do ano passado e sinalizou que desejaria deixar o ministério ainda em janeiro, de preferência até o fim desta semana. Já Haddad pretende seguir no ministério até fevereiro.
Clique aqui e se inscreva no canal do BNews no Youtube
Integrantes do governo e da pasta da Justiça, no entanto, defendem a permanência do ministro até a aprovação da "PEC da Segurança Pública". A proposta ainda precisa passar pelo plenário da Câmara e pelo Senado. Caso saia, a expectativa é que Lewandowski ceda o ministério para o secretário-executivo Manoel Carlos de Almeida Neto, que é baiano.
Para o lugar de Haddad, outro secretário-executivo também deve assumir o ministério: Dario Durigan. Com o retorno a Brasília, Lula pretende, de acordo com o colunista, intensificar as tratativas para que Fernando Haddad dispute as eleições ao governo de São Paulo ou ao Senado.
Com saída de Lewandowski, baiano deve assumir interinamente ministério
Secretário de Haddad deixa governo Lula; saiba o motivo