Política
Publicado em 06/06/2026, às 17h46 Ilustrativa Redação BNews
Uma investigação conduzida pela Polícia Civil de Santa Catarina apontou que o ex-vereador Sadi Vieira (PP) teria utilizado cocaína como forma de pagamento em troca de votos durante as eleições municipais de 2020, em Timbé do Sul. Ele chegou a ser presidente da Câmara em 2024, mas foi condenado por corrupção eleitoral no último mês do mandato.
As suspeitas de corrupção eleitoral começaram a ser apuradas entre 2021 e 2022, após a prisão de um suspeito de tráfico de drogas.
Após a apreensão do aparelho celular do homem, a polícia encontrou mensagens explícitas que detalhavam o acerto com eleitores da cidade.
Nas conversas interceptadas, o suspeito pedia fotos dos títulos de eleitor e oferecia R$ 50. O repasse, no entanto, não era realizado em dinheiro vivo, mas sim em "moeda branca", expressão que se referia a porções de cocaína.
De acordo com a polícia, eleitores que prestaram depoimento confirmaram o esquema. Segundo eles, após enviarem as fotos dos documentos, recebiam o entorpecente.
Outras mensagens trocadas entre Sadi Vieira e o traficante, antes e depois da eleição, mostraram que os dois combinavam o esquema e faziam a contabilidade dos votos comprados.