Política
Publicado em 08/07/2026, às 06h45 Divulgação Rebeca Santos
O Parlamento do Irã colocou em tramitação um projeto de lei que prevê o pagamento de uma recompensa de €50 milhões (aproximadamente R$ 300 milhões) pelo assassinato do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.
A medida formaliza uma política de incentivo ao terrorismo de Estado contra líderes ocidentais e aliados.
O anúncio foi feito por Ebrahim Azizi, chefe do Comitê de Segurança Nacional e Política Externa do Parlamento iraniano.
O texto está inserido em uma proposta legislativa, intitulada “Ação Recíproca das Forças Militares e de Segurança da República Islâmica”.
O projeto estabelece a obrigação legal de o Estado iraniano transferir a quantia a qualquer indivíduo ou entidade que execute a missão de eliminar o presidente americano.
Além de Donald Trump, a proposta de recompensa financeira estende-se às mortes do primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, e do almirante Brad Cooper, que comanda as operações navais do Departamento de Defesa dos Estados Unidos no Oriente Médio.