Política

Jair Bolsonaro é multado pelo TSE; saiba motivo

O TSE multou também a coligação “Pelo Bem do Brasil”  |  Alan Santos / PR

Publicado em 28/09/2023, às 17h13   Alan Santos / PR   Cadastrado por Edvaldo Sales

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) determinou, em uma decisão unânime, nesta quinta-feira (28), que a coligação “Pelo Bem do Brasil” e o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) paguem multas individuais no valor de R$ 30 mil e R$ 10 mil, respectivamente.

O que motivou a penalidade foi a veiculação de propaganda negativa contra o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) durante as Eleições de 2022, além da falta do CNPJ do responsável pela publicação e da expressão “propaganda eleitoral”.

A coligação “Brasil da Esperança” propôs a representação, que tem como relator o ministro Benedito Gonçalves. Em sua decisão, ele destacou que a legislação eleitoral proíbe o impulsionamento, pela internet, de propaganda negativa contra adversários.

O caso em questão envolve o site “Lulaflix", que já havia sido removido em 2022 por decisão do TSE, a pedido da campanha de Lula. Os advogados citaram dois vídeos como exemplos do conteúdo publicado.

Um deles trata da atuação do então ministro da Educação, Fernando Haddad, no combate à homofobia, e outro sobre as condenações na Justiça, posteriormente revistas, do candidato Lula.

Nesta quinta, durante o julgamento, o ministro Benedito disse que foram divulgados dez anúncios em sites de busca que direcionavam os internautas para um site com conteúdo negativo sobre Lula.

Além disso, o ministro apontou que a propaganda não continha o CNPJ do responsável, nem a expressão “propaganda eleitoral”, assim infringindo a legislação. Na ocasião, o relator destacou ainda que Bolsonaro e a coligação “Pelo Bem do Brasil” utilizaram uma estratégia para burlar a proibição legal e jurisdicional.

Em afronta à boa-fé objetiva mediante subterfúgio, procurando desviar a atenção do internauta e conduzi-lo a um site com amplo material de propaganda contra o adversário político”.

Classificação Indicativa: Livre


Tags TSE Lula Tribunal Superior Eleitoral Luiz Inácio Lula da Silva Jair Bolsonaro Pelo Bem do Brasil

Leia também


Jean Wyllys diz que perdeu cargo no governo Lula por “homofobia”; saiba mais


MDB Bahia se pronuncia sobre possível filiação de Débora Régis