Política

Jerônimo diz que Oeste baiano cogitou separação por ausência do Estado: "Tinha razão"

A iniciativa ganhou força nos anos 2000 e foi defendida por lideranças  da região sob o argumento de que o Oeste sofria com a distância da capital  |  BNEWS

Publicado em 08/06/2026, às 11h52   BNEWS   Lucas Pacheco e Rebeca Santos

Durante a 20ª edição da Bahia Farm Show, a maior feira de tecnologia agrícola e negócios do Norte e Nordeste, que acontece de 8 a 13 de junho, o governador Jerônimo Rodrigues (PT) reforçou o compromisso do governo estadual com o desenvolvimento do Oeste baiano.

A equipe do BNews acompanha in loco os dias da feira, que reúne mais de 500 expositores.

Siga o BNews no Google e receba as principais notícias no seu celular

 “Resolvemos utilizar a sede do governo para dizer que o oeste tava longe e que por isso as obras e as ações do governo não chegavam aqui. Através de um movimento político, de um governador que foi eleito em 2007 e aproximou a região, de um conjunto de prefeitos,  que tem essa consciência sua de poder dialogar, chegar junto, colocar as necessidades, mas também do setor empresarial”, disse.

O governador comentou sobre um movimento do passado que chegou a alimentar debates sobre a criação de "um novo estado".

“Aqui, presidente, tinha um movimento forte de apartação, de criar um novo estado. E tinha razão. Pela distância? Não. Pela ausência do governo", disse.

Entenda a fala do governador

O movimento citado por Jerônimo tem relação com a proposta de criação do Estado do Rio São Francisco, que previa o desmembramento de 35 municípios do Oeste baiano, incluindo Luís Eduardo Magalhães e Barreiras.

A iniciativa ganhou força nos anos 2000 e foi defendida por lideranças  da região sob o argumento de que o Oeste sofria com a distância da capital e a falta de investimentos públicos.

Em 2011, o então deputado federal Oziel Oliveira apresentou na Câmara dos Deputados um projeto para realização de plebiscito sobre a criação do novo estado. A proposta, porém, não avançou no Congresso.

Classificação Indicativa: Livre


TagsrodriguesFarmJerônimo

Leia também


Júnior Marabá emociona o público com discurso na Bahia Farm Show, em Luís Eduardo Magalhães


De onde virão os R$ 60 bilhões necessários para Daniel Vorcaro fechar sua delação?