Política

Jerônimo reage à pressão na segurança e anuncia novo concurso para Polícia Militar da Bahia

O governador destaca a incorporação de 11 mil novos profissionais nas forças de segurança durante sua gestão de três anos e meio.  |  Henrique Brinco / BNEWS

Publicado em 04/08/2026, às 18h33 - Atualizado às 18h34   Henrique Brinco / BNEWS   Héber Araújo e Daniel Serrano

O governador da Bahia e candidato à reeleição, Jerônimo Rodrigues (PT), participou nesta terça-feira (4) de um encontro com representantes do setor produtivo baiano e os candidatos ao Palácio de Ondina nas eleições deste ano. 

Durante o evento, o petista apresentou um balanço das ações realizadas durante o primeiro mandato e falou sobre medidas para o combate ao crime organizado, incentivo ao turismo e fortalecimento da economia estadual. 

Siga o BNews no Google e receba as principais notícias no seu celular

Na área da segurança pública, o governador afirmou que o enfrentamento ao crime organizado é um dos principais desafios da Bahia, do Brasil e de outros países.

"Esse é um tema que preocupa o Estado da Bahia, preocupa o Brasil e preocupa o mundo. Não é uma situação que acontece só no Estado da Bahia. É um tema internacional", afirmou.

Segundo Jerônimo, o governo tem adotado medidas voltadas ao fortalecimento das forças de segurança, com investimentos em contratação de profissionais, estrutura e inteligência. O governador citou ainda concursos realizados e anunciou a previsão de uma nova seleção para a Polícia Militar

"Estamos agora com um concurso aberto para a Polícia Civil. Temos até o início do ano, possivelmente, já autorizei a SSP a fazer um novo concurso para a Polícia Militar", declarou.

Jerônimo afirmou ainda que, durante os três anos e meio de gestão, o Estado incorporou cerca de 11 mil novos profissionais às forças de segurança, incluindo integrantes das polícias Civil e Militar, Corpo de Bombeiros, Polícia Técnica e Polícia Penal.

"Eu não abro mão de garantir e me comprometer com vocês: em três anos e meio, eu entreguei às forças policiais 11 mil novos profissionais", disse.

Investimentos em tecnologia e estrutura

Durante a apresentação, o governador também destacou investimentos em equipamentos e infraestrutura para a segurança pública. Segundo ele, o Estado entregou novas viaturas, ampliou unidades policiais e investiu em inteligência para auxiliar no combate às organizações criminosas.

"O outro é de investimento na inteligência. A inteligência, além de dar uma segurança a quem conhece do tema, nos entrega constantemente, diariamente, nas operações realizadas", afirmou.

Jerônimo citou ainda a entrega de aproximadamente 6 mil viaturas, três helicópteros e a ampliação de estruturas como delegacias, pelotões e companhias policiais.

Turismo e economia

Ao comentar dados apresentados pelo setor produtivo sobre o turismo, Jerônimo afirmou que os números apresentados também apontam crescimento da atividade turística na Bahia.

"Vocês abordam que houve um prejuízo no turismo, que houve um prejuízo no comércio. Eu não tenho isso quantificado e, se for científico, eu preciso tê-lo para poder fazer o questionamento em outros moldes. Mas o que se revelou aqui no vídeo que vocês apresentaram foi o crescimento do turismo e eu também tenho esses dados", afirmou.

O governador destacou o aumento da entrada de turistas estrangeiros no Brasil, a movimentação econômica e a geração de empregos como indicadores positivos.

Na área econômica, Jerônimo também mencionou ações para combater a chamada fuga de divisas e a concorrência considerada desleal com produtos de outros estados.

"Se tem fuga de material que vai ser registrado em outros estados, tem também a entrada de material sem o devido registro que chega de uma forma injusta para competir com os produtos baianos", declarou.

Classificação Indicativa: Livre


TagsBahiaeconomiapolícia militarPolícia CivilturismoCorpo de BombeirosPalácio de OndinaPolícia TécnicaSegurança Públicacrime organizadoJerônimo Rodriguesforças de segurançasetor produtivopolícia penaleleições 2026

Leia também


ACM Neto atribui crescimento de patrimônio a atividades privadas: “Trabalho honesto”


MILIONÁRIA! Saiba o valor da fortuna de Ivete Sangalo