Política

Jogo do Brasil e agenda cultural mudam tradição histórica do 2 de Julho em Salvador

O gestor da FGM, Fernando Guerreiro, fala sobre a tradição política e a recepção popular durante o desfile  |  Carolina Papa / BNEWS

Publicado em 02/07/2026, às 06h48   Carolina Papa / BNEWS   Informações de Carolina Papa

O presidente e gestor da Fundação Gregório de Mattos (FGM), órgão cultural da Prefeitura de Salvador, o diretor teatral e produtor Fernando Guerreiro, afirmou que a festa do 2 de Julho tem crescido a cada ano, com mais participação de estudantes e jovens ao longo do percurso.

Em entrevista à imprensa, nesta quinta-feira (2), ele explicou que acompanha a celebração há mais de uma década e tem percebido um movimento de retomada da força da data. “Uma coisa que eu tenho percebido, né? Eu estou trabalhando no 2 de julho como gestor da Fundação Gregório de Mattos há mais de uma década. E eu tenho percebido que a cada ano a festa tem ganhado força de novo. Cada ano mais pessoas vêm até aqui o percurso, mais estudantes, mais juventude, então é muito importante que a gente esteja ressignificando o que é a Independência do Brasil na Bahia”, disse.

Siga o BNews no Google e receba as principais notícias no seu celular

Desfile tem tradição política e participação popular
De acordo com o gestor, o caráter político do cortejo segue presente e faz parte da tradição da celebração. Ele explica que o desfile costuma ser um espaço onde candidatos observam a recepção popular nas ruas, enquanto a programação da tarde tende a ser mais tranquila.

Caboclo volta mais cedo neste ano
Uma das principais mudanças na programação de 2026 é a antecipação do retorno do Caboclo. Tradicionalmente realizado no dia 5 de julho, o encerramento foi antecipado para o sábado (4).

“Esse ano tem uma grande novidade, o Caboclo volta para casa mais cedo. Normalmente o Caboclo volta dia 5, esse ano como a gente tem o jogo do Brasil um dia 5, né? Então, o Caboclo volta no dia 4, que é o sábado”, disse.

Ele também destacou que a mudança não se deve apenas ao jogo da seleção brasileira. Segundo o gestor, a programação cultural no Centro Histórico também influenciou a decisão, já que haveria eventos no Pelourinho, incluindo apresentação do Olodum, o que poderia impactar o trajeto.

Programação cultural inclui shows e orquestras
A antecipação do retorno do Caboclo será marcada por um show especial da cantora Mariene de Castro. A programação do 2 de Julho também conta com apresentações de orquestras filarmônicas e outras atividades culturais ao longo dos dias.

O gestor ressaltou o envolvimento popular como um dos principais elementos da festa. Ele citou manifestações de fé, pedidos feitos aos caboclos e tradições como a oferta de frutas.

Clima de Copa influencia celebração
Neste ano, o clima de Copa do Mundo também aparece entre os participantes da festa. Segundo o gestor, o público tem levado pedidos relacionados ao desempenho da seleção brasileira.

“Porque a cidade fica com clima de Copa, né? Então a gente tem o 1º e 2 de julho mais do que nunca cívico, com todo mundo torcendo, né? Todo mundo pedindo aos caboclos pelo Brasil, né? O êxodo do Brasil, então o Caboclo esse ano vai receber vários pedidos, e a Cabocla, pelo Brasil ser campeão. Vamos ficar na torcida”, concluiu.

Classificação Indicativa: Livre


Tags2 de julhoFernando Guerreiro