Política

Jornal francês chama Janja de vice-presidente de Lula

O Le Monde chama a atenção para a influência que a primeira-dama tem na atual gestão  |  Ricardo Stuckert / PR

Publicado em 31/10/2023, às 10h02   Ricardo Stuckert / PR   Daniel Serrano

O jornal francês Le Monde traz, na sua edição desta terça-feira (31), um artigo em que chama a atenção para a atuação política da primeira-dama Janja da Silva sobre o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). O título do texto ainda chama Janja de "vice-presidente" e ainda destaca que ela também é criticada por sua "influência excessiva" no governo.

Inscreva-se no canal do BNews no WhatsApp 

No texto, o jornal descreve uma cena do dia 30 de outubro do ano passado, quando Lula foi eleito para presidência e derrotou Jair Bolsonaro. "Passaram-se meses, quase um ano, e Rosângela da Silva não saiu dos palcos, muito pelo contrário. Aos 57 anos, ela se tornou até uma das figuras políticas mais influentes do país", diz trecho da publicação.

O artigo também cita o fato de o gabinete da primeira-dama ser próximo ao de Lula e como ela tem "liderado iniciativas notáveis", como a luta contra os crimes de feminicídio, e a influência sobre a escolha de alguns ministros, como Margareth Menezes para Cultura.

Ao Le Monde, o cientista político Claudio Couto diz que Janja é "tudo menos uma ‘primeira-dama’ decorativa!” em um país que tem "uma longa sucessão de primeiras-damas apagadas e marginalizadas".

Classificação Indicativa: Livre


Tags Lula Margareth Menezes Jair Bolsonaro le monde janja Janja da Silva

Leia também


Lula acusa Bolsonaro de tentar dar golpe no dia da diplomação


Evento com Rui Costa reúne adversários ferrenhos em palanque