Política

Justiça argentina ordena prisão de Maduro e Venezuela a detenção de Milei

Eleição de Maduro em 28 de julho é contestada pela Argentina  |  Reprodução / Stabroek News

Publicado em 24/09/2024, às 07h36   Reprodução / Stabroek News   Yuri Pastori

A Justiça da Argentina ordenou a prisão do presidente da Venezuela, Nicolás Maduro. O pedido de captura foi emitido à Organização Internacional de Polícia Criminal (Interpol). Uma decisão da Câmara Federal de Buenos Aires pediu o interrogatório do venezuelano por violações de direitos humanos. As informações são do Uol.

📲 Mantenha-se informado! Siga o CANAL DO BNEWS NO WHATSAPP e receba as principais notícias diretamente no seu dispositivo. Clique e não perca nada!

Siga o BNews no Google e receba as principais notícias no seu celular


O Tribunal Supremo de Justiça (TSJ) da Venezuela já havia pedido, algumas horas antes, a ordem de prisão contra o presidente argentino, Javier Milei, por "roubo" de um avião de carga venezuelano confiscado em Buenos Aires e entregue aos Estados Unidos. A aeronave foi retida em Buenos Aires em junho de 2022 por uma ordem judicial durante o governo do esquerdista Alberto Fernández.


Além da prisão de Maduro, foi ordenada também a prisão de 30 funcionários e colaboradores de presidente venezuelano, dentre eles o ministro do Interior e o influente dirigente chavista Diosdado Cabello.


O jornal La Nación divulgou um trecho da decisão."Foi comprovado que existe na Venezuela um plano sistemático de repressão, desaparecimento forçado de pessoas, tortura, homicídios e perseguição contra uma parte da população civil, desenvolvido - pelo menos - desde o ano de 2014 até o presente".


Os países estão em uma relação conturbada desde a chegada no poder do presidente argentino de extrema-direita e piorou ainda mais após o não reconhecimento pela Argentina da eleição do venezuelano em 28 de julho.

Classificação Indicativa: Livre


TagsJustiçaprisãovenezuelaargentinabnews

Leia também


Vídeo flagra soco de assessor de Marçal em marqueteiro de Nunes durante debate; assista


Marçal quebra o silêncio após ser expulso do debate; veja vídeo