☰
✕

Política

Kleber Rosa aciona MPE após aliado de Renan Santos sugerir ‘chacina’ e ‘banho de sangue’ em bairros de Salvador

Candidato do PSOL pede apuração sobre declarações de Davi Pirajá e eventual responsabilidade do Partido Missão e de Renan Santos  |  Divulgação

Publicado em 29/09/2026, às 12h27   Divulgação   Eduardo Costa

O candidato a deputado estadual, Kleber Rosa (PSOL), apresentou na segunda-feira (28) uma representação ao Ministério Público Eleitoral (MPE) para pedir a apuração de possíveis irregularidades eleitorais relacionadas a declarações feitas por David Pirajá, presidente estadual do Partido Missão na Bahia, durante ato de campanha realizado no domingo (27), em frente à Reitoria da Universidade Federal da Bahia (Ufba), no Canela, em Salvador.

Em vídeo registrado pelo BNews, Davi aparece sugerindo realizar uma "chacina" no Bairro da Paz e no Planeta dos Macacos, localidades periféricas de Salvador. Ele chega a pedir também um "banho de sangue".

Siga o BNews no Google e receba as principais notícias no seu celular

Receba as principais notícias de Política no canal do BNews no WhatsApp!

Na representação, Kleber Rosa solicita que sejam apuradas as condutas de Davi Pirajá, do Partido Missão e do candidato à Presidência da República, Renan Santos (Missão), considerando a participação, conhecimento ou eventual responsabilidade de cada um. 

O documento cita o artigo 243, inciso III, do Código Eleitoral, que estabelece limites para a propaganda eleitoral e proíbe o incitamento de atentado contra pessoas ou bens.

 É necessária ação judicial para responsabilizar essas pessoas criminalmente. Estou articulando aqui a nossa assessoria jurídica e vamos adotar medidas legais para responsabilizar a campanha do Renan Santos, o Partido Missão e o Davi Pirajá por crime de ódio, e por incitação à violência. Não vamos admitir esse tipo de discurso na nossa Bahia, contra as nossas periferias e contra o nosso povo, que já sofre com todo tipo de violência”, declarou o candidato a deputado estadual.

Renan Santos se posicionou sobre as falas de Davi e reforçou a ideia de fazer uma “chacina” contra integrantes de facções criminosas nos locais mencionados. 

Vocês querem que a gente faça uma retratação? Ganhando a eleição e eu me tornando presidente da República, não é mais ele falando, não é a Quécia falando: sou eu. Nós faremos uma chacina nesses bairros contra os membros das facções criminosas. Vamos passar a rapa neles", disparou Renan. 

"Estão achando o quê? Que eu vou levar flores para traficante que transforma a vida das pessoas num inferno? Quem quiser me processar, venha direto em mim. Se puxarem arma e reagirem à polícia, a resposta será letal", completou.

Classificação Indicativa: Livre


TagsBairro da PazChacinaDavid PirajáJustiçakleber rosampePirajápolíticarenan santos

Leia também


Imparável! Atacante da Seleção Brasileira engata sequência surpreendente após gol contra Austrália


Com Lula em Salvador, Jerônimo decide não ir a debate da Rede Bahia