Política
Publicado em 27/07/2026, às 15h33 - Atualizado às 15h52 Devid Santana / BNews Yuri Pastori e Henrique Brinco
O deputado estadual Laerte do Vando afirmou, nesta segunda-feira (27), que o Avante vive um cenário de equilíbrio entre os pré-candidatos à Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA) e tem potencial para ampliar significativamente sua bancada nas eleições deste ano. Segundo o parlamentar, a legenda reúne diversos nomes competitivos e pode eleger entre sete e oito deputados estaduais.
Siga o canal de Política do BNews no WhatsApp
Ao comentar a disputa interna, Laerte comparou o grupo de pré-candidatos a um "caminhão de japonês", expressão usada para destacar que os concorrentes possuem força eleitoral semelhante. Para ele, o Avante conta atualmente com mais de uma dezena de postulantes em condições de conquistar uma vaga.
"O Avante é um grupo hoje que tem diversos candidatos que têm o mesmo porte de votos, que a gente pode dizer um caminhão japonês, todo mundo igual. Hoje a gente tem a possibilidade de fazer de sete a oito, na minha visão. Eu acredito que hoje temos muitos outros nomes, mais de 12 ou 13 candidatos que estão colocando essas vagas. Então, é natural que exista essa disputa, mas a gente pode dizer que está todo mundo em pé de igualdade, em termos de base eleitoral", declarou.
O deputado também ressaltou que, apesar da expectativa de renovação dentro da legenda, os parlamentares que já ocupam mandato buscam permanecer na Assembleia. Ainda assim, ele afirmou que não há tratamento diferenciado para nenhum nome na corrida pelas vagas.
"O Avante tem essa possibilidade de haver essa renovação, mas quem realmente tem mandato hoje quer permanecer. Está todo mundo, de certa forma, disputando em pé de igualdade. Não existe hoje um favoritismo dentro do partido", afirmou.
As declarações foram dadas durante a convenção estadual da legenda, realizada na manhã desta segunda-feira, em Salvador. O encontro reuniu dirigentes, parlamentares e pré-candidatos.