Política

Lembra dele? Senador flagrado com dinheiro na cueca vai presidir comissão sobre crise Yanomami

Senador de Roraima ficou em evidência no ano de 2020, quando foi flagrado com dinheiro na cueca  |  Jefferson Rudy/Agência Senado

Publicado em 16/02/2023, às 15h04   Jefferson Rudy/Agência Senado   Cadastrado por Yuri Abreu

A Comissão Temporária Externa para acompanhar a situação dos Yanomami, no Senado, escolheu como presidente um parlamentar envolvido em uma recente polêmica.

Em outubro de 2020, o senador Chico Rodrigues, à época no extinto Democratas, foi alvo da Operação Desvid-19, autorizada pelo Supremo Tribunal Federal (STF), e que apurava o desvio de recursos destinados ao combate da Covid-19 em Roraima.

A casa do parlamentar, que fica na capital, Boa Vista, foi um dos lugares onde a Polícia Federal (PF). Na ocasião, Rodrigues era um dos vice-líderes do governo Bolsonaro (PL) na Casa. No local, foram apreendidos R$ 30 mil.

Porém, parte da quantia foi encontrada em um lugar inusitado: nas nádegas do senador. Agora no PSB, Chico Rodrigues havia ganhado os os holofotes por empregar Léo Índio - amigo pessoal do vereador Carlos Bolsonaro (PL-RJ) - em seu gabinete.

Na quarta-feira (15), de acordo com o G1, ele foi eleito como presidente da Comissão que vai acompanhar, no Senado, a situação da tribo indígena que vem passando por uma grave crise sanitária e humanitária.

Além dele, de acordo com o G1, Dr. Hiran (PP) e Mecias de Jesus (Republicanos), ambos senadores por Roraima, Elizane Gama (PSD), do Maranhão e Humberto Costa (PT) de Pernambuco também integram a comissão. O grupo deve acompanhar in loco a saída dos garimpeiros das terras Yanomami no prazo de 120 dias.

Em 2022, Chico integrou a Comissão que apurava violências contra indígenas praticadas por garimpeiros na Terra Yanomami. O parlamentar chegou a declarar ser favorável ao garimpo e da legalização da atividade em terras indígenas.

Classificação Indicativa: Livre


Tags Senado cueca dinheiro chico rodrigues yanomami

Leia também


Vem com Lula? Saiba onde Geraldo Alckmin vai passar o Carnaval


Após troca de farpas, Piqué fala pela primeira vez sobre Shakira; saiba detalhes


PT publica resolução contra autonomia do BC no dia da reunião do CMN