Política

Lira nega que tenha garantido apoio a Elmar: “Nunca falei qual era o candidato”

Líder do União Brasil foi preterido pelo presidente da Câmara, que resolveu apoiar Hugo Motta na corrida pelo comando da Câmara  |  Michael Jesus / Câmara dos Deputados

Publicado em 21/10/2024, às 17h18   Michael Jesus / Câmara dos Deputados   Redação

O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), negou, nesta segunda-feira (21), que o líder do União Brasil na Câmara, Elmar Nascimento era o seu candidato ao comando da Casa. Segundo Lira, o nome do parlamentar baiano, antes apontado como favorito do político, sempre foi uma “especulação” da imprensa.

“Todos especularam, há mais de um ano, toda a imprensa, que meu candidato era Elmar Nascimento, que é meu amigo pessoal. Eu nunca falei nem para você, nem para imprensa nenhuma, nem para deputado nenhum, qual era o candidato”, alegou o presidente da Câmara depois de participar da abertura da 24ª Conferência Internacional Datagro sobre Açúcar e Etanol, em São Paulo (SP).

Siga o BNews no Google e receba as principais notícias no seu celular

Em setembro, Lira anunciou aos líderes partidários que o candidato dele à Presidência da Câmara é o líder do Republicanos, Hugo Motta (PB). O anúncio provocou revolta em Elmar, sempre visto ao longo do ano como o favorito de Lira para sucedê-lo, e dividiu o centrão, bloco de partidos com maior peso na Casa.

A aliados, o líder do União Brasil classificou a atitude do presidente da Câmara como “traição”. Depois de ser preterido por Lira, Elmar se aliou a outro também candidato à presidente da Câmara: o líder do PSD, Antonio Brito (BA). O combinado entre os dois é que o que tiver menos força vai apoiar o que tiver mais forte na reta final da disputa.

Nesta segunda, Lira voltou a afirmar que acredita na possibilidade da construção de um nome de consenso na Câmara, mas que, se isso não se der, a maioria que vencer será respeitada.

“Nós vamos chegar, eu penso, num entendimento. Se não chegar, vamos ter o que é salutar na política, a maioria vence e a maioria vai ser respeitada”, declarou.

Classificação Indicativa: Livre


TagsCâmara dos DeputadosElmar NascimentoArthur Lirahugo motta

Leia também


Lira revela quando vai se posicionar sobre eleições para presidente da Câmara


Pesquisas internas deixam Lira preocupado com seu futuro na política