Política

Lúcio Vieira Lima revela qual seria a sua chapa na disputa das eleições de 2026

Além de defender a presença do MDB, Lúcio comentou sobre a disputa pelas duas vagas para a disputa pelo Senado  |  BNews

Publicado em 04/12/2024, às 10h30   BNews   Cadastrado por Daniel Serrano

O presidente de honra do MDB na Bahia, Lúcio Vieira Lima, comentou em entrevista à Rádio Salvador FM, sobre a formação da chapa majoritária governista para a disputa das eleições de 2026. O emedebista defendeu que seu partido siga como responsável pela indicação para vice-governador.  

“Logicamente, a primeira etapa é garantir o espaço de vice, que foi uma conquista nas urnas, ou seja, nós apoiamos a eleição de Jerônimo em um momento difícil, em que o PP abandonou o governo de Rui Costa para apoiar ACM Neto, levando o tempo de TV, os seus deputados, vereadores etc”, disse.

Siga o BNews no Google e receba as principais notícias no seu celular

“Então, o MDB, levado pelas mãos de Jaques Wagner, mostrou que o jogo não estava decidido, porque abriu mão de posições no governo municipal, e foi apoiar Jerônimo, levando inclusive para a chapa o presidente da Câmara de Salvador, do terreiro do candidato derrotado, o ex-prefeito, que é tido como alguém difícil, que ninguém tem coragem de romper com ele, que isso e aquilo”, disse.

“Se fala em ter outro nome para vice que não seja Geraldinho. Isso aí quem vai ter que participar dessa conversa de maneira decisiva é o governador. O governador é que tem que dizer com quem ele quer trabalhar como vice, para conviver diariamente nas missões importantes. [...] Mas, em um momento adequado, nós deveremos ser chamados para conversar com o governador. E isso será lá na frente ainda, muito lá na frente”, concluiu.

Disputa pelo Senado

Na chapa governista para 2026, a disputa mais acirrada está para as duas vagas para o Senado. Os senadores Jaques Wagner (PT) e Ângelo Coronel (PSD) já demonstraram interesse em disputar a reeleição e o ministro da Casa Civil, Rui Costa, também vem dando indícios de que pretende disputar uma cadeira na Casa.

Ao ser questionado sobre essa disputa, Lúcio disse que defende que a tese de que Coronel e Wagner tenham a preferência para a disputa pelo Senado.

“Eu defendo a tese de que quem tem direito à reeleição, como o governador Jerônimo, são o senador Jaques Wagner, Geraldo Júnior e Angelo Coronel. É natural que eles exerçam esse direito condicional de disputar a reeleição. Não sou só eu, mas o senador Jaques Wagner, o senador Otto Alencar e o próprio senador Ângelo Coronel defendem a tese de que aqueles que vão ter direito a disputar a reeleição teriam que disputar, a não ser que tenha outro motivo, alguma razão forte para tirar alguém da chapa, o que não é o caso”, disse.

“Então, o que eu vejo muito agora é marola política, que é natural nesse tempo que antecede formação da chapa”, emendou.

Já sobre qual vaga Rui Costa ocuparia na chapa, Lúcio garantiu que o ministro seria o único nome pelo qual o MDB abriria mão da vice para 2026.

“Eu não posso falar pelos demais partidos, eu falo pelo MDB, e já foi dada uma declaração, inclusive pelo ex-ministro Geddel Viera Lima, que se o Rui Costa quiser vir ser vice, nós abriremos mão da vice-governança na chapa, porque nós achamos que o importante é ganhar a eleição. Então, será um grande reforço se o ministro Rui Costa vir a ser vice na chapa de Jerônimo. O MDB já declarou que não cria nenhum problema”, garantiu o emedebista.

Classificação Indicativa: Livre


TagsJaques WagnerSenadoLúcio Vieira LimaRui Costaângelo coronelMDBeleições 2026

Leia também


Auditores suspeitos de receberem pagamento de propina são alvos de operação


Carreta tomba em cima de carro em São Sebastião do Passé; veja vídeo