Política

Lula critica Trump após taxação contra o Brasil: "Fiquei sabendo pelo Twitter"

Presidente criticou decisão de Trump de taxar o Brasil antes de reunião entre ministérios  |  Reprodução/EBC

Publicado em 03/06/2026, às 11h15   Reprodução/EBC   Matheus Simoni

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) realizou nesta quarta-feira (3) a segunda reunião ministerial de 2026, em meio a ofensivas dos Estados Unidos contra o Brasil. Durante pronunciamento, o petista reclamou da falta de diálogo com o presidente norte-americano, Donald Trump. Lula destacou que não há necessidade de novas taxas a mercadorias brasileiras.

Clique aqui e se inscreva no canal do BNews no Youtube

Siga o BNews no Google e receba as principais notícias no seu celular

Eu fiquei sabendo pelo Twitter", disse Lula em meio aos ministros.

"Eu propus ao Trump, já que não tem acordo entre os dois ministros, vamos dar 30 dias para que os dois se entendam. Se o Brasil estiver errado, eu sei voltar atrás, mas se vocês estiverem errados, vocês voltam atrás. Essa reunião ainda não aconteceu", declarou o presidente.

Lula ainda reagiu ao anúncio do Departamento de Estado norte-americano de classificar facções criminosas como organizações terroristas estrangeiras.

"A nossa luta é para que esse país não seja tratado em nenhum momento como se fosse uma republiqueta insignificante. Nós temos muita história e não podemos aceitar o tratamento que os EUA deu ao Brasil nesta semana. Não é possível", declarou.

Classificação Indicativa: Livre


TagspolíticaLulamundoEUAflávio bolsonaroDonald Trumptarifaço

Leia também


Depois de posar ao lado de Trump, Flávio culpa Lula pela tarifa dos EUA de 12,5% sobre produtos brasileiros


Lula vê novo tarifaço dos EUA como "inconsistente" e aciona Itamaraty