Política

Lula dá canetada e define destino de cúpula da PF indicada por Bolsonaro; saiba detalhes

Canetada de Lula reorganizou estrutura de cúpula da PF e PRF  |  Foto: Ricardo Stuckert

Publicado em 02/01/2023, às 10h29   Foto: Ricardo Stuckert   Cadastrado por Vinícius Dias

 

Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) assinou nomeação dos novos chefes da Polícia Federal (PF) e da Polícia Rodoviária Federal (PRF) nesta segunda-feira (2). A medida foi tomada imediatamente após a exoneração da cúpula da PF indicada pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

O delegado Andrei Rodrigues foi nomeado o novo diretor-geral da corporação. Já para o comando da PRF foi confirmado o nome de Antonio Fernando Souza Oliveira.

As alterações foram publicadas no Diário Oficial da União e assinadas pelo ministro da Casa Civil, Rui Costa. Até o momento, mesmo com a dispensa da cúpula anterior da PF, somente o nome do novo diretor-geral foi oficializado.

Andrei atuou na segurança da ex-presidente Dilma Rousseff (PT) e era próximo do ex-ministro da Justiça José Eduardo Cardozo. Posteriormente, foi coordenador de segurança do próprio Lula.

Antonio Fernando Oliveira, escolhido por Dino, foi superintendente da corporação no Maranhão, é formado em Direito e está na PRF desde 1994.

"Essa exoneração em nada altera o curso das investigações", diz Flávio Dino, futuro ministro da Justiça, sobre a saída de Silvinei Vasques do comando da PRF. pic.twitter.com/M9tAVHtyxm

— O Antagonista (@o_antagonista) December 20, 2022

 

Classificação Indicativa: Livre


Tags política casa civil Lula PRF PF Rui Costa ministério posse de lula diretor pf diretor prf

Leia também


BNews na posse: Rui Costa 'passa a faixa' de governador para Jerônimo Rodrigues