Política

Lula diz que exploração na Margem Equatorial pode acontecer; saiba mais

Exploração na Bacia da Foz do Amazonas tem potencial para extração de petróleo e virá após pesquisas  |  Marcelo Camargo / Agência Brasil

Publicado em 11/09/2023, às 06h20 - Atualizado às 06h31   Marcelo Camargo / Agência Brasil   Cadastrado por Tácio Caldas

A exploração da Margem Equatorial voltou a ser tema de fala do presidente Lula (PT). O local abrange a Bacia da Foz do Amazonas e dependerá de resultado de pesquisas para quaisquer exploração de combustíveis fósseis na região.

O presidente da república foi questionado sobre o assunto em coletiva de imprensa em Nova Délhi, na Índia. Na ocasião, Lula estava participando da Cúpula do G20, onde defendeu a trasição energética.

De acordo com o petista, não há motivos para haver proibições sobre pesquisas na região. O local em potencial de exploração vai do litoral do Amapá até o Rio Grande do Norte e, segundo a Petrobras, pode render até 14 bilhões de barris de petróleo.

"Se encontrar a riqueza que se pressupõe que exista lá, aí é uma decisão de Estado se você vai explorar ou não. Mas veja, é uma exploração a 575 quilômetros à margem do Amazonas. Não é uma coisa que está vizinha do Amazonas", pontuou Lula.

O chefe do executivo federal ainda informou que Brasil fará o que entender ser de interesse soberano do país. Ainda segundo ele, é necessário encontrar novos materiais para o desenvolvimento.

"Não foi pesquisado ainda. É impossível saber antes de pesquisar. Você pode pesquisar, descobrir que tem muita coisa, aí vai se discutir como fazer a exploração daquilo", finalizou Lula.

Assista ao Radar BNews da última sexta-feira (8):

Classificação Indicativa: Livre


Tags petrobras pt Lula brasil Amapá Índia Nova Délhi Amazonas G20 rio grande do norte país combustíveis fósseis cúpula do G20 Margem Equatorial Bacia da Foz do Amazonas

Leia também


Marcha das Mulheres Indígenas começa nesta segunda em Brasília


PM baiano suspeito de planejar crime contra colega por estar 'cansado de cobranças' é denunciado


VÍDEO: Movimento protesta contra fechamento de Centro de Partos na Mansão do Caminho