Política

Lula faz pedido a Rui Costa para amenizar crise de relacionamento; saiba qual

O relacionamento entre o Planalto e Congresso tem sido alvo de críticas  |  Ricardo Stuckert/PT e Marcelo Camargo/Agência Brasil - Montagem/BNews

Publicado em 24/04/2024, às 08h41   Ricardo Stuckert/PT e Marcelo Camargo/Agência Brasil - Montagem/BNews   Daniela Pereira

Em meio a uma crise de relacionamento com o Congresso Nacional, o presidente Lula (PT) fez um pedido para o ministro da Casa Civil, Rui Costa (PT) e ao ministro de Relações Instittucionais, Alexandre Padilha. 

Segundo informações do Poder 360, Lula orientou os ministros a ouvirem os vice-líderes da base para melhorar a interlocução na Câmara. Para isso, está prevista uma rodada de reuniões com os partidos para que o governo não tenha nenhuma surpresa nas votações que devem ser realizadas no Legislativo, como as chamadas pautas-bombas.

A relação entre os poderes teriam ficado acirradas após embates públicos entre i presidente da Câmara, Arthur Lira (PP) e o ministro Padilha. Lira chamou o petista de incompetente e disse que ele era seu desafeto pessoal. Padilha rebateu os ataques, mas disse que não iria descer ao nível do pepista. 

Na última segunda-feira (22), Rui e Padilha foram recebidos na casa do vice-líder do governo, Emanuel Pinheiro Neto (MDB) para estreitar relações com a própria base. A ideia é que novas reuniões ocorram, porém com vice-líderes de todos os partidos do grupo.

 

 

Classificação Indicativa: Livre


Tags Lula Rui Costa Alexandre Padilha relacionamento Arthur Lira

Leia também


Congresso se reúne e pode derrubar vetos de Lula nesta quarta-feira (24); saiba o que está em jogo


Prefeita que jogou livros no lixo se encontra com Jair Bolsonaro