Política

Lula pode retomar relações com Venezuela de Nicolás Maduro; entenda

Nicolás Maduro foi convidado pela equipe de transição para a posse  |  Reprodução / Redes Sociais

Publicado em 14/12/2022, às 17h26   Reprodução / Redes Sociais   Cadastrado por Edvaldo Sales

O presidente da República eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) - que escolheu Luiz Marinho (PT-SP) para comandar o Ministério do Trabalho -, deu ordens para o futuro ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, retomar relações com a Venezuela, reconhecendo Nicolás Maduro como presidente do país. A informação foi confirmada pelo próprio Vieira durante coletiva de imprensa em Brasília, na tarde desta quarta-feira (14). 

O presidente [Lula] me instruiu para restabelecer as relações com a Venezuela. Faremos isso a partir do dia 1º de janeiro, enviando um encarregado de negócios para retomar os prédios que temos lá e reabrir a embaixada", disse.

De acordo com Vieira, o futuro governo deverá retomar a política de regionais com a América do Sul, incluindo a Venezuela, e com a África.

Na mesma ocasião, Vieira disse que a equipe de transição de governo convidou Maduro para a posse de Lula. "Nicolás Maduro foi contatado. Sua entrada no país, ele teria que entrar antes do dia 1º de janeiro. Mas como vocês sabem, há um impedimento de entrada. Não sabemos se o presidente efetivamente vai poder estar presente, mas está sendo feito contato."

Classificação Indicativa: Livre


Tags Lula Luiz Inácio Lula da Silva venezuela relação Nicolás Maduro Mauro Vieira

Leia também


Líder da oposição na CMS diz que política de IPTU de Salvador está desalinhada da realidade


Lula toma decisão sobre a Maduro, Guaidó e Venezuela; saiba mais


Bolsonaro manda indireta para Lula ao visitar venezuelanos