Política

Lula vai manter decreto assinado por Jair Bolsonaro; saiba mais

Decisão de manter decreto assinado por Jair Bolsonaro surpreende em meio a revogaço  |  Foto: Reprodução/YouTube/Lula

Publicado em 06/02/2023, às 07h19   Foto: Reprodução/YouTube/Lula   Cadastrado por Vinícius Dias

No meio do revogaço promovido pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) contra medidas do governo anterior, chamou atenção que um decreto assinado por Jair Bolsonaro (PL) será mantido pelo Governo Federal.

O decreto criou uma ferramenta para avaliar indicações a cargos de confiança. O Sistema Integrado de Nomeações e Consultas (Sinc) permite que o Planalto acione a Controladoria-Geral da União e a Agência Brasileira de Inteligência (Abin) para apurar a vida pregressa dos indicados.

O sistema foi criado em 2019, funcionando em um site interno ligado à Presidência da República e é usado para analisar e armazenar indicações a todos os órgãos do governo federal. Como envolvem informações pessoais, os dados são sigilosos.

Entre os alertas para uma nomeação a cargos de confiança estão condenações judiciais ou currículos com baixa qualificação para o posto.

Após ser empossado, o presidente já tomou seu primeiro ato como presidente e assinou um "revogaço". Lula também deu posse aos seus 37 ministros (veja a lista completa dos nomeados).#UOLNoticias pic.twitter.com/JvlLCbAXfy

— UOL Notícias (@UOLNoticias) January 1, 2023

 

Classificação Indicativa: Livre


Tags política Lula presidência Abin Jair Bolsonaro bolsonaro República inteligência cargos de confiança sinc decreto bolsonaro Sistema Integrado de Nomeações e Consultas

Leia também


Michelle Bolsonaro descarta lançar candidatura em 2023