Política

Lula veta emendas bilionárias ligadas a obras e trator; saiba valor

Vetos do presidente Lula não atingiu apenas os ministérios mais ligados ao Centrão  |  Marcelo Camargo / Agência Brasil

Publicado em 26/01/2024, às 07h30   Marcelo Camargo / Agência Brasil   Tácio Caldas

O presidente Lula (PT) vetou parte das emendas de comissão no orçamento de 2024. Esses vetos não atingiram apenas os ministérios mais ligados ao Centrão, mas também as ações que são as preferidas dos parlamentares. Uma grande parte do recurso vetado estão atreladas a rubricas ligadas a obras, pavimentação, calçamento e aquisição de maquinas para uso agrícola, como tratores e retroescavadeiras.

Inscreva-se no canal do BNews no WhatsApp!

Ao todo, R$ 5,6 bilhões foram vetados, sendo que desse total, R$ 4,2 bilhões eram ligados a esses tipos de ações. O detalhe é que são com esses recursos que os deputados e senadores ampliam as suas influências nos seus redutos eleitorais, em especial em 2024 quando das eleições municipais. Esse valor permite que os parlamentares contribuam com a eleição dos seus pares. Inclusive, ajuda também a colocar placas nas obras, destacando a autoria das emendas ou até fazendo eventos de entrega dos maquinários aos produtores rurais.

Oito ações sofreram com o corte nas emendas de comissão. Algumas delas ligadas ao Centrão, como os partidos Progressistas, União Brasil e o Movimento Democrático Brasileiro, e outras ligadas ao governo, como o Partido Democrático Trabalhista.

Assista ao Radar BNews da última quinta-feira (25):

Classificação Indicativa: Livre


Tags parlamentares Lula pp PDT emendas MDB progressistas ub centrão União Brasil Partido Democrático Trabalhista Movimento Democrático Brasileiro