Política

Lula viaja aos EUA em meio à tensão com Trump

Lula deve discursar na ONU e participar de reuniões bilaterais  |  Ricardo Stuckert / PR

Publicado em 15/09/2025, às 10h49   Ricardo Stuckert / PR   Yuri Pastori

Em meio às tensões com o governo de Donald Trump após a condenação de Jair Bolsonaro (PL-RJ) e o tarifaço de 50% imposto aos produtos brasileiros exportados, o presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), irá embarcar para os Estados Unidos nos próximos dias para participar da Assembleia-Geral da Nações Unidas (ONU).

Receba as principais notícias de Política no canal do BNews no WhatsApp

Siga o BNews no Google e receba as principais notícias no seu celular

Além de discursar na abertura da assembleia, como de costume, Lula também deve participar de reuniões bilaterais e outros eventos do encontro da ONU. Na última quinta-feira (11), o secretário de Estado de Donald Trump, Marco Rubio, prometeu dar respostas à condenação de Jair Bolsonaro. O ex-presidente foi condenado a 27 anos e 3 meses de prisão por liderar uma tentativa de golpe de Estado no Brasil após perder as eleições em 2022.

Resposta do Ministério das Relações Exteriores

O Ministério das Relações Exteriores (MRE), rebateu, em nota, as declarações de Rúbio, e afirmou que as ameaças “não intimidarão nossa democracia”. “Ameaças como a feita hoje pelo Secretário de Estado norte-americano, Marco Rubio, em manifestação que ataca autoridade brasileira e ignora os fatos e as contundentes provas dos autos, não intimidarão a nossa democracia”, escreveu.

No último domingo (14), em artigo no New York Times, Lula defendeu a decisão do STF, e negou que haja uma “caça às bruxas”, termo usado por Trump e aliados ao se referir ao julgamento de Bolsonaro. O petista ressaltou que o governo brasileiro está aberto a negociar qualquer questão que seja benéfica aos dois países. “Mas a democracia e a soberania do Brasil não estão em pauta”, ponderou.

Clique aqui e se inscreva no canal do BNews no YouTube!

Classificação Indicativa: Livre


TagsLulaonustfbrasilcondenaçãogolpeMinistério das Relações Exteriorescaça às bruxasJair BolsonarobnewsDonald TrumpsoberaniaMarco rubio

Leia também


Homem xinga e cospe em filha de ministro do STF: 'Lixo comunista'


Operação da PF contra corrupção faz buscas em prefeitura