Política
Publicado em 21/08/2026, às 07h43 Lulinha e Lula - Reprodução/Redes Sociais e Ricardo Stuckert/PR Eduardo Costa
O contrato de aluguel da mansão alugada pela lobista Roberta Luchsinger para o filho do presidente Lula (PT), Fábio Luís da Silva, o Lulinha, foi fechado em nome de Rafael Nicolau Arbex, dentista que foi testemunha de Fernando Bittar no processo da Operação Lava-Jato relacionado ao sítio de Atibaia, no qual Lula foi condenado a 17 anos e 1 mês de prisão em 2019. As informações são da jornalista Malu Gaspar, do jornal O Globo.
Receba as principais notícias de Política no canal do BNews no WhatsApp!
De acordo com a reportagem, Bittar era o dono formal do sítio. O local foi reformado pela Odebrecht, por meio das empreiteiras OAS e Schahin e o pecuarista José Carlos Bumlai, para que Lula o utilizasse. Segundo a Polícia Federal, as obras custaram R$ 1,2 milhão em valores da época.
O petista disse não ter relação com propriedade, porém, acabou condenado por corrupção e lavagem de dinheiro. Lula foi solto após o Supremo Tribunal Federal (STF) anular a sentença em 2021.
Clique aqui e se inscreva no canal do BNews no Youtube!
Em depoimento de 2018, Arbex disse que morava na propriedade de Atibaia de graça a convite de Bittar, mas negou que a família de Lula frequentasse o local.
Ainda de acordo com O Globo, a imobiliária TRK informou que Roberta Luchsinger visitou o imóvel e participou das reuniões para discutir o aluguel, mas quem assinou foi Rafael.
“Em 2024, nós da TRK fizemos apenas a intermediação da locação da casa, e o locatário no contrato intermediado por nós foi o Rafael Nicolau Fioruci Arbex. A Roberta nunca foi locatária em nenhum contrato intermediado pela TRK. Depois dessa locação, todas as tratativas e eventuais novos contratos foram feitos diretamente entre o proprietário e os envolvidos, sem qualquer participação da TRK”, informou a imobiliária à coluna Malu Gaspar.
A defesa de Lulinha tem argumentado que o filho do presidente Lula nunca morou na mansão do Lago Sul.
Eleições 2026: Confira a agenda dos candidatos ao governo da Bahia nesta sexta-feira (21)
Quem é Juninho Varão, chefe de milícia investigado por movimentação de R$ 350 milhões