Política

Mauro Cid: Golpe de Estado teria sido apoiado por Marinha, mas não por Exército

Ex-presidente Jair Bolsonaro teria sugerido golpe de Estado em reunião após derrota para Lula  |  Geraldo Magela/Agência Senado

Publicado em 21/09/2023, às 13h37   Geraldo Magela/Agência Senado   Cadastrado por Sanny Santana

Uma reunião promovida pelo ex-presidente Jair Bolsonaro, no ano passado, com a cúpula das Forças Armadas e ministros da ala militar de seu governo, discutiu a possibilidade de uma intervenção militar. Caso o golpe de Estado se concretizasse, o plano impediria a troca de governo no Brasil.

Conforme a delação, feita à Polícia Federal (PF), do tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro, a reunião só não resultou na proposta de golpe de Estado porque a ideia não foi aceita por unanimidade: a Marinha teria aceitado, o Exército, não.

Clique aqui e se inscreva no canal do BNews no Youtube!

Segundo Cid, o almirante de esquadra da Marinha Almir Garnier teria afirmado que suas tropas estariam prontas para responder à convocação de Bolsonaro. O Comando do Exército, contudo, teria ficado contra a ideia e contra o impedimento da posse do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

O almirante Garnier é o mesmo que se recusou a comparecer à cerimônia de entrega do cargo ao comandante Marcos Sampaio Olsen no governo Lula.

Mauro Cid está vinculado a três investigações principais, analisadas pela PF: fraude em cartão de vacina da família Bolsonaro, desvio de presentes valiosos em suposto esquema que envolve o ex-presidente e suposta articulação para tentar um golpe de Estado após a derrota de Bolsonaro contra o presidente Lula nas eleições de 2022.

Muaro Cid estava preso desde 3 de maio em Brasília, mas conseguiu o acordo de delação premiada, que foi homologado pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes. O militar está afastado de suas funções no Exército, mas continua com seu salário de R$ 27 mil, conforme previsto em lei.

Classificação Indicativa: Livre


Tags política golpe de estado golpe Marinha Exército Forças Armadas Jair Bolsonaro antidemocracia mauro cid

Leia também


Mauro Cid revela que Bolsonaro se reuniu com militares para debater golpe no país


Saiba quem é o ex-assessor que apresentou proposta golpista a Jair Bolsonaro


Entorno de Bolsonaro acreditam que Michelle não será afetada com delação de Mauro Cid


Exército toma decisão sobre salário de Mauro Cid; saiba quanto ele ganha