Política

MDB vai dar as cartas? Geddel Vieira Lima aponta força da Bahia na sucessão presidencial

Com 41 parlamentares na Câmara e 11 no Senado, MDB possui tempo de televisão crucial para a campanha eleitoral, segundo Geddel Vieira Lima.  |  BNews

Publicado em 16/01/2026, às 21h00 - Atualizado às 22h31   BNews   Daniel Serrano

O ex-ministro Geddel Vieira Lima acredita que o seu partido, o MDB, tem condições de definir os rumos da eleição presidencial deste ano.

Receba as principais notícias de Política no canal do BNews no WhatsApp

Siga o BNews no Google e receba as principais notícias no seu celular

“A Bahia tem força na convenção nacional do MDB que vai definir os rumos futuros do partido na sucessão presidencial. O MDB tem tempo de televisão e esse assunto deve ser tratado partidariamente”, destacou Geddel, em entrevista ao BNews.

Na atual legislatura, o MDB partido conta com uma bancada de 41 parlamentares na Câmara dos Deputados e 11 das 81 cadeiras do Senado, fazendo com que a legenda tenha tempo de rádio e televisão durante a campanha.

Eleições na Bahia

O emedebista ainda classificou como legítima a tentativa de o senador Angelo Coronel (PSD) reivindicar a senatoria, mas que o tema deve ser tratado com o PSD, "sem envolver espaços de aliados".

Nos últimos meses, uma ala do grupo governista tem defendido que a chapa majoritária que disputará as eleições desse ano seja formada pelo governador Jerônimo Rodrigues (PT), que deve disputar a reeleição, além do senador Jaques Wagner (PT) e do ministro da Casa Civil, Rui Costa (PT), que disputariam as duas vagas da Bahia ao Senado.

Com isso, o senador do PSD, que deseja disputar uma das cadeiras do estado na Casa Alta do Congresso Nacional, ficaria de fora da disputa.

“Esse é um problema que deve ser tratado com o PSD e com o próprio Partido dos Trabalhadores, que é onde está surgindo esse imbróglio”, pontuou. 

Classificação Indicativa: Livre


TagsBahiaJaques WagnerpolíticaGeddel Vieira LimaeleiçãoSenadoCâmara dos Deputadoseleição presidencialpsdMDBangelo coronelJerônimo Rodrigueseleições 2026eleição 2026

Leia também


Otto Alencar comenta articulação para Diego Coronel como vice e justifica mal entendido em declaração


MIGALHAS? Atriz revela valor do primeiro salário na Globo; saiba quanto