Política
Publicado em 18/03/2025, às 05h01 Ricardo Stuckert Redação Bnews
Na avaliação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) a suposta tentativa de golpe de Estado após as eleições de 2022 e a ditadura militar tem uma coisa em comum: “os mesmos ideais autoritários”. Segundo a CNN, o petista fez as declarações em evento do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), em Brasília, nesta segunda-feira (17).
A fala acontece um dia após o ato promovido pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) em prol da anistia aos envolvidos nos ataques de 8 de janeiro de 2023.
“Por trás dos episódios estão os mesmos ideais autoritários, métodos violentos e os mesmos agentes saudosos dos porões da ditadura”, disse.
Lula também afirmou que a OAB teve papel importante na luta pela restauração do estado democrático de direito após a ditadura militar, que durou 21 anos no Brasil.
“Após o golpe de 1964, foi uma das primeiras a se posicionar contra a ruptura. Na denúncia contra desaparecimento e tortura, a exemplo do deputado Rubens Paiva”, afirmou Lula.
O presidente também disse que, na atualidade, o Brasil enfrenta “desafios complexos”. “Nos deparamos com cenário global em que o fascismo ressurge sob novas formas. No Brasil, a intolerância política chegou ao extremo na tentativa de golpe contra a democracia”, comentou, segundo a publicação.
Governo Lula se manifesta e aponta “violações” no acordo de cessar-fogo entre Hamas e Israel; confira
Malafaia justifica baixa adesão em ato pró-anistia: "'Avisei a Bolsonaro"