Política

Ministro-chefe da Casa Civil admite possibilidade de decretar estado de calamidade pública no Brasil

Essa condição daria ao Governo a possibilidade de criar benefícios sociais em ano eleitoral, o que não se pode fazer em situação normal  |  Marcelo Camargo/ Agência Brasil

Publicado em 02/06/2022, às 18h14   Marcelo Camargo/ Agência Brasil   Redação BNews

Seguindo a mesmo pensamento que uma determinada ala do governo de Jair Bolsonaro, o ministro-chefe da Casa Civil, Ciro Nogueira, disse que pode vir a decretar estado de calamidade pública, a “depender da situação do país”. A medida tem relação com a expectativa do diesel continuar a subir.

Essa condição daria ao Governo a possibilidade de criar benefícios sociais em ano eleitoral, o que não se pode fazer em situação normal. A legislação eleitoral proíbe a “distribuição gratuita de bens, valores ou benefícios por parte da Administração Pública, exceto nos casos de calamidade pública, de estado de emergência ou de programas sociais autorizados em lei e já em execução orçamentária no exercício anterior”.

Durante entrevista à CNN Brasil, nesta quinta-feira (02), o ministro falou sobre a possibilidade: “Vai depender da situação do país. A população está sofrendo hoje. Eu não vejo necessidade desse estado de calamidade atualmente, mas se chegar ao ponto de uma situação como essa, nós teremos que decretá-lo. Mas eu espero que isso não seja necessário”, disse Ciro.

Siga o BNews no Google Notícias e receba os principais destaques do dia em primeira mão!

Classificação Indicativa: Livre


Tags brasil diesel ciro nogueira calamidade pública cumbustível

Leia também


João Leão avalia desempenho de Caca na campanha e “crava” vitória do filho


Promulgada lei que fixa o valor do salário mínimo em R$ 1.212