Política

Ministro toma decisão radical contra sete parlamentares; saiba quem

O ministro alega ter sido vítima de calúnia e difamação  |  Marcelo Casall Jr/Agência Brasil

Publicado em 21/03/2023, às 09h43   Marcelo Casall Jr/Agência Brasil   Cadastrado por Daniela Pereira

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino (PSB), tomou uma decisão radical após publicações de alguns parlamentares sobre a agenda cumprida no Complexo da Maré na última segunda-feira (13).

Com o objetivo ampliar o diálogo entre organizações da sociedade civil e governo sobre as políticas de segurança pública, Dino visitou a favela Nova Holanda, uma das 16 que fazem parte do Complexo da Maré. O encontro, que ocorreu na Rede de Inovação Tecnológica da Maré (RITMA), contou com a presença de lideranças e ativistas de direitos humanos. O complexo da Maré é o local onde nasceu a vereadora assassinada, em 2018, Marielle Franco.

Após agenda do ministro, parlamentares bolsonaristas usaram as redes sociais fazer ligações entre Dino e o crime organizado. Diante disso, o ministro então decidiu ingressar no Supremo Tribunal Federal (STF) com notícia-crime contra seis parlamentares de oposição, incluindo o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL) e o senador Flávio Bolsonaro (PL).

A representação foi proposta no âmbito do Inquérito nº 4.781, conhecido como Inquérito das Fake News (notícias falsas), que tramita na Suprema Corte sob relatoria do ministro Alexandre de Moraes.

“[Vou representar] contra alguns parlamentares que estão propagando, em associação delituosa, duas fake news. A primeira é de que eu estive no Complexo da Maré reunido com o Comando Vermelho. A segunda, igualmente criminosa, é que estava lá sem escolta policial”, afirmou o ministro.

Além dos filhos do ex-presidente Jair Bolsonaro, a representação do ministro da Justiça inclui os deputados federais Carlos Jordy (PL), Paulo Bilynskyj (PL), Otoni de Paula (MDB) e Cabo Gilberto Silva (PL) e o senador Marcos do Val (Podemos).

⚖️ Flávio Dino presta queixa contra Eduardo e Flávio Bolsonaro por o acusarem de envolvimento com facções criminosas.

Via @OGloboPolitica pic.twitter.com/6fLfX2bcjp

— Central da Política (@centralpolitcs) March 20, 2023

Classificação Indicativa: Livre


Tags stf Eduardo Bolsonaro Flávio Dino

Leia também


Machismo? Ordem de Bolsonaro interfere na independência de Michelle; saiba mais


Arthur Lira toma decisão inesperada sobre viagem com Lula