Política

Morre, aos 39 anos, a deputada federal Amália Barros

Parlamentar estava internada desde o dia 1º de maio por conta de um nódulo no pâncreas  |  Reprodução/ Instagram

Publicado em 12/05/2024, às 07h13 - Atualizado às 07h14   Reprodução/ Instagram   Cadastrado por Bernardo Rego

Morreu, na madrugada deste domingo (12), a deputada federal Amália Barros (PL) aos 39 anos. A informação foi confirmada pela equipe da parlamentar no X (antigo Twitter). Ela estava internada desde o dia 1º de maio em virtude de um nódulo no pâncreas.

Inscreva-se no canal do BNews no WhatsApp


Eleita deputada federal por Mato Grosso em 2022, Amália era vice-presidente do PL Mulher nacional e integrou as comissões de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência, dos Direitos da Mulher e da Educação na Câmara dos Deputados.


A parlamentar, natural de Mogi Mirim, no interior de São Paulo, era formada em jornalismo e  perdeu a visão do olho esquerdo, aos 20 anos, por conta de uma toxoplasmose. Após passar por 15 cirurgias, ela teve que remover o olho e passar a usar uma prótese ocular em 2016. Em 2021, Amália lançou o livro “Se Enxerga!: Transforme desafios em grandes oportunidades para você e outras pessoas”, contando sua história


Amália inspirou a Lei 14.126/2021, apelidada com o nome, que classifica a visão com apenas um olho como uma deficiência sensorial.

 

Com muito pesar comunicamos o falecimento da deputada federal Amália Barros (PL).

Amalia Scudeler de Barros Santos nasceu em 22 de março de 1985, na cidade paulista de Mogi Mirim. Formada em jornalismo, ela transformou em luta um drama pessoal. Aos 20 anos de idade, Amália… pic.twitter.com/1zpSPfrTF9

— Amália Barros (@amaliabarros) May 12, 2024

Classificação Indicativa: Livre


Tags política morte deputada federal Amália Barros

Leia também


Somente 69 cidades gaúchas solicitaram ao governo federal recursos, diz ministro