Política

“Na primeira manifestação, é só deixar invadir o Congresso”, disse major da PM do DF

Durante os atos golpistas de 8 de janeiro, major da PM do DF ordenou que tropas recuassem  |  Atos golpistas do dia 8 de janeiro, em Brasília - Marcelo Camargo / Agência Brasil

Publicado em 23/05/2023, às 19h37   Atos golpistas do dia 8 de janeiro, em Brasília - Marcelo Camargo / Agência Brasil   Cadastrado por Lula Bonfim

A 12ª fase da Operação Lesa Pátria, deflagrada nesta segunda-feira (23) pela Polícia Federal (PF), prendeu o major Flávio Silvestre Alencar, da Polícia Militar do Distrito Federal (PM-DF), por ter facilitado os atos golpistas do dia 8 de janeiro de 2023, em Brasília, quando manifestantes bolsonaristas invadiram e vandalizaram o Palácio do Planalto, o Congresso Nacional e o Supremo Tribunal Federal (STF).

Em mensagens encontradas pelos investigadores no celular de outro policial militar, o tenente Rafael Pereira Martins, o major Flávio Alencar aparece dizendo que “na primeira manifestação, é só deixar invadir o Congresso”.

Siga o BNews no Google e receba as principais notícias no seu celular

A mensagem, usada para justificar a prisão de Flávio Alencar, foi enviada pelo major no dia 20 de dezembro de 2022 em um grupo chamado “Oficiais PMDF”, onde os policiais comentavam sobre possíveis manifestações em Brasília, com a aproximação da posse do então presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Durante os atos golpistas de janeiro, Flávio Alencar foi responsável por uma ordem de recuo para os policiais que tentavam conter a invasão dos radicais bolsonaristas no STF. A atuação do major foi flagrada por câmeras de segurança.

Classificação Indicativa: Livre


Tagsatos golpistas

Leia também


Moraes autoriza PF a acessar celulares de golpistas dos atos de 8 de janeiro


Defesa de coronel da PM preso em atos golpistas pede liberdade ao STF


Anderson Torres é solto mas tem medidas sobre uso de tornozeleira determinadas por Moraes