Política

Nova leva de denunciados por atos de 8 de janeiro tem julgamento marcado pelo STF

Os denunciados podem responder pelos crimes de associação criminosa armada, golpe de Estado, e outros  |  Valter Campanato / Agência Brasi

Publicado em 26/04/2023, às 17h08   Valter Campanato / Agência Brasi   Cadastrado por Edvaldo Sales

O julgamento de mais um grupo de denunciados pelos atos antidemocráticos de 8 de janeiro foi marcado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) nesta quarta-feira (26). Os 10 magistrados que ocupam as cadeiras da Corte atualmente votarão de 3 a 8 de maio em plenário virtual, quando os ministros depositam seus votos individualmente. O número de denúncias a serem avaliadas ainda não foi divulgado.

Os denunciados podem responder pelos crimes de associação criminosa armada, abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado pela violência e grave ameaça com emprego de substância inflamável contra o patrimônio da União e com considerável prejuízo para a vítima e deterioração de patrimônio tombado.

Ainda devem ser julgadas pelo STF 1.090 denunciados. No total, 1.390 pessoas foram denunciadas pela PGR, em investigações divididas em cinco inquéritos.

A primeira votação começou na última terça-feira (18) e já na quinta (20) estava decidida, após a Corte formar maioria para tornar réus os denunciados. Já a segunda leva começou na última terça-feira (25) e vai até o próximo dia 2 de maio. A votação já tem os votos de Alexandre de Moraes e Dias Toffoli a favor de tornar réus mais 200 denunciados.

Classificação Indicativa: Livre


Tags stf julgamento Supremo Tribunal Federal grupo denunciados atos antidemocráticos 8 de janeiro

Leia também


Substitutivo em projeto de lei é aprovado na Câmara de Salvador e beneficia mototaxistas por aplicativo; saiba detalhes


Bolsonaro fala à PF em engano e efeito de remédios por vídeo golpista após 8/1


Direto de Brasília: Jaques Wagner manda recado após instalação de CPMI: "vai se arrepender"; veja